As 5 bruxas mais famosas da história

0

Na idade média, eram chamadas de bruxas as mulheres consideradas suspeita de envolvimento com feitiçaria e coisas do ocultismo. Elas eram julgadas e condenadas por seus atos, quase sempre sendo queimadas vivas para pagar por seus pecados.

O tempo passou e a humanidade foi ficando mais esclarecida. Hoje, as bruxas fazem parte da cultura pop e servem de inspiração para o cinema. Quem nunca ouviu falar da bruxa de Blair?

Pois bem, iremos deixar a ficção de lado e falaremos sobre algumas mulheres que ao logo da história foram consideradas feiticeiras.

Conheça 5 das bruxas mais famosas da história:

1 – Maggie Wall

monumento-maggie-wall-escocia

Na Escócia há um monumento de pedra de seis metros de altura com uma cruz no topo. Nele está escrito: “Maggie Wall queimada aqui. 1657 como uma bruxa”.

Mas o mais estranho é o fato de não haver nenhum registro de seu julgamento ou que comprove que Maggie Wall existiu. Ainda assim, ela é considerada uma das bruxas mais famosas da historia.

Há quem acredite que o monumento e seus dizeres são dedicados às bruxas escocesas que foram acusadas e queimadas na fogueira. Mas é claro, há também aqueles que acreditam que a história dessa bruxa é verdadeira.

Teria ela sido uma sábia curandeira que usava ervas e especiarias como remédios naturais, o que pode ter sido visto com maus olhos na época. Dizem que seu monumento é mais visitado do que o túmulo de Elvis Presley. Muitos dos visitantes gravam mensagens no monumento e deixam ofertas para Maggie Wall.

  10 maneiras de ficar mais doente em um hospital

2 – Catherine Deshayes

la-voisin

Catherine Deshayes foi uma feiticeira francesa que ficou conhecida pelo nome de La Voisin. Seus hábitos de criar poções e venenos, além de fazer abortos e ser uma esposa promíscua, contribuíram para que ela fosse condenada por envenenamento e feitiçaria.

Muitas mulheres de Paris a procuravam por causa de suas poções do amor, o que fez com que ela ficasse muito rica. Mas, La Voisin eventualmente foi pega em um escândalo conjugal e as pessoas começaram a pensar que as poções que ela fazia estavam envenenando essas mulheres.

A maioria dessas mulheres era rica e poderosa, e o depoimento de La Voisin no tribunal não conseguiu convencer o juri. De modo que ela foi condenada por envenenamento e feitiçaria, sendo queimada em público no centro de Paris em 1680.

3 – Merga Bien

merga-bien

Das 200 pessoas envolvidas nos Julgamentos das bruxas de Fulda (1603-1606) na Alemanha, Merga Bien é o caso mais popular. Ela estava entre as primeiras a serem julgadas, tendo sido acusada do simples fato de estar grávida!

Merga foi casada com seu terceiro marido por 14 anos e nunca tinha tido um filho antes. Então, acreditava-se que o feto que crescia dentro dela pertencia ao Diabo! Mesmo grávida, ela foi torturada e obrigada a confessar ter matado seu ex-marido e ter relações sexuais com Satanás.

  Homem passa por transformação incrível após 500 dias sem álcool

Isso era tudo o que o príncipe Abbot Balthasar von Dernbach precisava ouvir depois que ele começou uma maciça caça às bruxas. Assim, Merga foi queimada na fogueira naquele primeiro ano da caça.

4 – Ursula Southeil

mother-shipton

Mais conhecida como Mãe Shipton, seu legado foi comparado ao de Nostradamus por suas estranhas previsões.

Essa inglesa do século XVI era temida como uma bruxa, mas hoje ela é conhecida como uma profetisa. Por causa de sua aparência grotesca, ela foi chamada de “cara de bruxa” e “bastarda do diabo”.

As pessoas acostumaram-se a ver suas previsões se tornarem realidade, e mesmo anos após sua morte em 1561, suas profecias estavam ganhando vida. Suas predições mais populares incluem a Grande Peste e o Grande Incêndio de Londres, e a Armada Espanhola. Alguns até acreditam que ela previu tecnologias como o telefone e a internet.

Ao longo dos anos, houveram muitos opositores, mas ainda assim ela conseguiu se sobressair com suas previsões. Muitos acreditam que suas profecias restantes ainda vão se tornarão realidade.

Seu local de nascimento, uma caverna em Knaresborough, conhecida como a Caverna da Mãe Shipton, tornou-se uma atração turística popular.

5 – Marie Laveau

marie-laveau

Marie Laveau era uma mulher muito bonita de cor, que ficou conhecida como a rainha do voodoo de New Orleans. Diferente da maioria, esta bruxa não acabou morta de forma violenta.

  Quem tira selfies em viagens guarda mais lembranças, diz estudo

Embora alguns acreditassem que ela praticava a feitiçaria má, muitos a procuravam em busca de cura para doenças. Diz-se também que ela era uma mulher muito gentil e que abria as portas de sua casa para os desabrigados famintos.

Em 1881 ela acabou ficando muito doente e morreu aos 98 anos de idade. Muitos ainda visitam seu túmulo com oferendas na esperança de que ela irá conceder os seus desejos. Dizem também que quando um desejo é concedido, a pessoa retorna ao túmulo da bruxa para marcá-lo com três “x”.

Deixe um Comentário