Conheça as deslumbrantes Cataratas do Niágara

0

As Cataratas do Niágara (Niagara Falls) estão localizadas no rio Niágara, entre os lagos Ontário e Erie, a leste da América do Norte. As Cataratas estão na fronteira entre a província de Ontário, no Canadá e Nova Iorque, Estados Unidos.

niagara-falls

Há três cataratas, que são: Cataratas Americanas, Cataratas Canadenses (Horseshoe Fall) e Cataratas Véu de Noiva.

Apesar de não serem muito largas, essas quedas impressionam por sua altura e volume de água, são aproximadamente 168 mil m³ de água que cai por minuto. Essas quedas possuem o maior volume de água do planeta.

A altura das Cataratas Canadenses é de aproximadamente 53 m. Enquanto que as Cataratas Americanas possuem uma queda livre de apenas 21 m, que terminam sobre um elevado de rochas.

Em relação à extensão horizontal, as Cataratas Canadenses são as maiores entre as três, possuindo 671 m de largura, contra os 323 m de largura das Cataratas Americanas.

Águas são fontes de energia

Além de ser uma das cataratas mais populares do mundo e um importante ponto turístico canadense-americano, as Cataratas do Niágara são usadas para a produção de energia elétrica.

Aproximadamente 50% a 75% das águas do rio Niágara são desviadas por túneis gigantes A água desviada passa por turbinas hidroelétricas. Dessa forma, é possível gerar eletricidade para áreas próximas aos Estados Unidos e Canadá.

  Curiosidades deslumbrantes sobre o ouro

hidroeletrica-lewiston

As hidrelétricas mais potentes do lado dos Estados Unidos são a Lewiston e Robert Moses, enquanto que do lado do Canadá são as Adam Beck 1 e Adam Beck 2.

Essas quatro estações geram aproximadamente 4,4 gigawatts de eletricidade.

Visitações às Cataratas

No lado Canadense, é possível visitar as Cataratas pelo Queen Victoria Park. Neste Parque, há jardins e algumas plataformas que servem de caminho para um mirante de observação. A vista das cataratas é espetacular.

No Parque, há ainda a opção de percorrer caminhos subterrâneos que dão a sensação de que o visitante está no interior das quedas.

queen-victoria-park-niagara

Há também, o posto de visitação Skylon Tower, onde é possível ter uma vista panorâmica das Cataratas.

skylon-tower

Já pelo lado americano, as quedas d’água do rio Niágara podem ser vistas no Prospect Poin Park, que também possui uma torre de observação, além de praças e jardins.

prospect-poin-park

Perto do Parque, há uma trilha chamada “Caminho dos Ventos”, que leva o visitante a um ponto bem próximo das Cataratas Véu de Noiva.

Aproximadamente 30 milhões de turistas visitam as Cataratas anualmente. A época mais badalada para a visitação é o verão.

Para aqueles que desejam chegar bem próximo às quedas norte-americanas pelo rio, o Maid of the Mist é um navio que, desde 1846, faz o transporte de grupos de visitantes, chegando bem perto das grandes quedas.

  6 jogos de bebida que você nunca deveria jogar

maid-of-the-mist

Já o Whirlpool Aero Car (Spanish Aero Car) é um teleférico que que transporta turistas sobre o rio Niágara, do ponto Canadense até a borda Americana.

whirlpool-aero-car

Deixe um Comentário