39 deslumbrantes curiosidades sobre o Oscar

0

A maior premiação do cinema mundial vai acontecer dia 26 de fevereiro. Entre as premiações, estão as de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz e entre várias outras. Mas, antes dela acontecer, você sabe qual é o tamanho e peso da famosa estatueta? Acha que os premiados podem vendê-la? Sabe qual o único filme ganhou o prêmio sendo uma sequência? Veja estas e várias outras curiosidades sobre o Oscar.

 

curiosidades sobre o oscar

Confira 39 maravilhosas curiosidades sobre o Oscar

 

A vencedora mais jovem
A atriz Tatum O’Neal ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por “Paper Moon” (1973) quando ela tinha apenas 10 anos de idade.
O Ator Coadjuvante mais velho
Com 82 anos, Christopher Plummer tornou-se a pessoa mais velha a ganhar um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante com o seu papel no filme “Toda Forma de Amor” (2010).
A família toda ganha
Depois de ganhar o prêmio de Melhor Atriz pelo seu papel em “Cabaret” (1972), Liza Minnelli tornou-se a única pessoa vencedora do Oscar cujos pais também ganharam a famosa estatueta. Sua mãe, Judy Garland, recebeu um Oscar Honorário em 1939 e seu pai, Vincente Minnelli, ganhou o prêmio de Melhor Diretor pelo filme “Gigi” (1958).
Os primeiros prêmios
Os primeiros Prêmios da Academia, ou Oscar, que aconteceram em um jantar privado para cerca de 270 pessoas, foram apresentados em 1929 no Hollywood Roosevelt Hotel, em Los Angeles, no estado da Califórnia.
A Melhor Diretora
Kathryn Bigelow se tornou a primeira mulher na história a ganhar o prêmio de Melhor Diretor por seu filme “Guerra ao Terror” (2009).
A Melhor Atriz
Katharine Hepburn ganhou o recorde de quatro prêmios do Oscar de Melhor Atriz por seus papéis em “Num Lago Dourado” (1981), “O Leão no Inverno” (1968), “Adivinhe Quem Vem Para Jantar” (1967) e “Uma Manhã Gloriosa” (1933).
O único explícito vencedor
“Perdidos na Noite” (1969) foi o único filme X-rated (filme com conteúdo explícito, definido para pessoas com 18 anos ou mais) que ganhou o prêmio de Melhor Imagem.
O Diabo Veste Prada
Meryl Streep mantém um recorde de 20 indicações, ganhando dois prêmios do Oscar de Melhor Atriz por “A Escolha de Sofia” (1983) e “A Dama de Ferro” (2012) e um de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em “Kramer versus Kramer” (1980).
O filme mais longo
Em 3 horas e 58 minutos, “…E o Vento Levou” (1939) é o filme mais longo de todos a ganhar o prêmio de Melhor Imagem.
Prêmio para a Itália
Com 14 estatuetas, a Itália é o país com o maior número de vitórias do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
O Melhor Ator mais jovem
Aos 29 anos, Adrien Brody se tornou o ator mais jovem a receber o prêmio de Melhor Ator, por seu papel em “O Pianista” (2002).
O Melhor Ator mais velho
Aos 76 anos, Henry Fonda tornou-se o ator mais velho a ganhar o prêmio de Melhor Ator, pelo filme “Num Lago Dourado” (1981).
A única sequencia
“O Poderoso Chefão: Parte 2” (1974) é a única sequência a ter ganhado o Oscar de Melhor Filme.
Oscar por interpretar outro vencedor
Por interpretar o papel de Katharine Hepburn em “O Aviador” (2004), de Martin Scorsese, Cate Blanchett tornou-se a primeira atriz a ganhar um Oscar por interpretar outro vencedor do Oscar.
O primeiro afro-americano
Em 1964, Sidney Poitier tornou-se o primeiro afro-americano a ganhar o prêmio de Melhor Ator, por seu papel em “Uma Voz nas Sombras” (1963).
De primeira
A primeira nomeação de Catherine Zeta-Jones ao Oscar resultou em seu prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por seu desempenho em “Chicago” (2002). Outras estrelas que ganharam a estatueta em sua primeira indicação incluem Lupita Nyong’o e Kim Basinger.
A primeira surda a ganhar uma estatueta
Marlee Matlin tornou-se a primeira atriz surda a ganhar um Oscar, pelo filme “Filhos do Silêncio”, em 1987.
Com 12 indicações ao Oscar, Jack Nicholson é o ator masculino mais indicado.
Os três mais bem-sucedidos
Três dos filmes mais bem sucedidos na história do Oscar são “Ben-Hur” (1959), “Titanic” (1997), e “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003), com cada um ganhando 11 estatuetas.
Sem estatuetas para o elenco
Apesar do filme “Titanic” (1997) ter ganhado 11 estatuetas do Oscar, nenhuma foi para o elenco. A atriz Kate Winslet chegou a ser indicada para o prêmio de Melhor Atriz e Gloria Stuart, para o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, mas nenhuma venceu. Leonardo DiCaprio não conseguiu nenhuma indicação.
Recorde com La La Land
“La La Land – Cantando Estações” (2016), bateu recorde de indicações ao Oscar, se igualando ao filme anterior “Titanic” (1997), com 14 indicações cada. É o único filme desde 97 a conseguir um recorde histórico de indicações.
Eterno Coringa
Heath Ledger e Peter Finch são os únicos atores a receberem um Oscar postumamente, para “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (2008) e “Network – Rede de Intrigas” (1976), respectivamente.
O mais longo discurso
Greer Garson fez o mais longo discurso de aceitação (5 minutos e 30 segundos) depois de ganhar seu prêmio de Melhor Atriz pelo filme “Rosa da Esperança” (1942).
Características da famosa estatueta
A estatueta do Oscar possui 34 centímetros (13,5 polegadas) de altura e pesa 3,5 kg.
5 indicações e nenhuma vitória
Alfred Hitchcock foi indicado cinco vezes como Melhor Diretor, mas nunca ganhou um Oscar.
O show mais demorado
O maior show de premiação do Oscar teve 4 horas e 23 minutos. O evento foi organizado por Whoopi Goldberg em 2002.
Oscar para Walt Disney
Walt Disney ganhou 22 Prêmios da Academia de 59 indicações, e quatro estatuetas de Oscar Honorário.
Ganhando com o sexo oposto
Linda Hunt tornou-se a única atriz a ganhar um Oscar por interpretar um membro do sexo oposto no filme “O Ano em que Vivemos em Perigo” (1982).
Haja estatueta
Bob Hope recebeu o prêmio do Oscar 19 vezes, tornando-se o anfitrião mais frequente de todos os tempos.
Nada de vender
Desde 1950, os vencedores do Oscar não podem vender oficialmente sua estatueta sem primeiro oferecê-la de volta à Academia por uma quantia em dólares.
Recorde de audiência
A cerimônia de 2014 (na qual Pharrell Williams fez) foi assistida por 43 milhões de pessoas nos EUA, a maior audiência em uma década.
ABC forever
Desde 29 de março de 1976, a rede de televisão ABC tem sido a emissora regular dos EUA para a transmissão da premiação do Oscar.
Cortando gastos na transmissão
A transmissão mais curta do Oscar ocorreu em 1959, com a exibição demorando apenas uma hora e 40 minutos.
O famoso e incrível Teatro Dolby
A capacidade do Teatro Dolby na noite do Oscar é de 3.300 assentos.
Quem nunca sonhou em passar pelo tapete vermelho?
O comprimento do tapete vermelho no Teatro Dolby é de 152,4 metros.
Oscar meio controverso
Maggie Smith é a única pessoa a ganhar um Oscar por interpretar um candidato fracassado ao Oscar, no filme “Califórnia Suite” (1978).
Don Corleone
Marlon Brando e Robert De Niro são os únicos atores que ganharam um Oscar por interpretar o mesmo personagem, o de Vito Corleone em “O Poderoso Chefão” (1972) e “O Poderoso Chefão: Parte 2” (1974), respectivamente.
Um ator claramente notável
John Cazale apareceu em apenas cinco filmes antes de sua morte aos 42 anos, e todos os cinco – “O Poderoso Chefão” (1972), “A Conversação” (1974), “O Poderoso Chefão: Parte 2” (1974), “Um Dia de Cão” (1975) e “O Franco Atirador” (1978) – foram indicados ao Oscar.
Mérito ao diretor de arte
O desenho da estatueta do Oscar, que representa um cavaleiro de pé em um rolo de filme e segurando uma espada, é creditado ao diretor de arte de Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), Cedric Gibbons.
  O que acontece com seu corpo quando você joga videogame demais?

 

FONTE



Deixe um Comentário