Humor negro pode ser um sinal de maior inteligência, dizem pesquisadores

0

Com base em um pequeno estudo que investigou o complexo processamento de informações envolvidos na interpretação de uma “piada de mau gosto”, os cientistas tem associado um grau maior de inteligência a apreciação do humor negro,

O estudo também descobriu que as pessoas que estão mais em sintonia com humor negro são menos agressivas e menos mau humoradas.

Segundo a equipe que liderou a pesquisa, os resultados do estudo dão suporte a noção de que o processamento do humor depende de aspectos cognitivos e emocionais, e sugere que isso também explica o processamento do humor negro, que parece ser uma tarefa complexa de processamento de informações.

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 156 voluntários do sexo masculino e feminino, com uma idade média de 33 anos, e pediu que eles classificassem sua compreensão e apreciação a partir de 12 desenhos com humor negro feitos pelo cartunista alemão Uli Stein.

Os temas variaram desde de morte, doença, deformidade e deficiência e guerra.

Também foi pedido aos participantes que avaliassem as diferentes qualidades de cada desenho, como quão vulgar ou de mau gosto eles eram, se o “punchline” da piada era adequado e o quanto eles gostaram da piada.

Várias das qualidades dos participantes foram testados, incluindo, QI verbal e não-verbal, distúrbio de humor, agressividade e formação educacional.

A equipe descobriu que não havia nenhuma diferença entre os indivíduos do sexo masculino e feminino em relação à apreciação do humor negro, e a idade também não parece ser um fator.

Com base em suas respectivas pontuações, os pesquisadores identificaram três “grupos” distintos entre os 156 participantes:

1. Compreensão do humor negro e preferência pelo humor negro moderada, média inteligência não-verbal e verbal, baixos valores nos distúrbios de humor e valores de agressividade moderados.

2. Compreensão do humor negro moderada e baixa preferência pelo humor negro, média inteligência não-verbal e verbal, altos valores nos distúrbios de humor e de agressividade.

3. Compreensão do humor negro e preferência pelo humor negro elevada, inteligência não-verbal e verbal elevada, sem distúrbios de humor e baixos valores de agressividade.

Como o estudo é pequeno, com um tamanho de amostra limitado e depende do auto-relato dos participantes, existem algumas limitações significativas. Mas eles apresentam algumas hipóteses.

Os pesquisadores sugerem que ser capaz de apreciar o humor negro é uma “tarefa complexa de processamento de informações”, que não só exige uma inteligência mais elevada, mas também uma mente mais clara. E ambientes negativos e níveis de agressividade elevados podem prejudicar a capacidade das pessoas de se divertir.

Além disso, os resultados mostram que, se você está infeliz, em vez de se divertindo com piadas de mau gosto sobre a desgraça alheia ou desenhos “politicamente incorretos”, você se esforça para se envolver com o humor.

Já pessoas mau humoradas são mais propensas a não gostar de humor negro, e mostram valores mais baixos em relação à compreensão do humor negro do que os indivíduos que apresentam baixo distúrbio de humor.

Sendo assim, os resultados deste estudo confirmam outros estudos que mostram que a resposta humorística subjetiva é influenciada pelo humor pré-existente, assim como a noção de que o mau humor prejudica o envolvimento no humor, em vez de facilitar a apreciação do humor mais agressivo.

O mesmo poderia acontecer sobre a agressividade – se você tem sentimentos agressivos com os outros, faria sentido você gostar de uma piada de mau gosto, mas os resultados do estudo mostraram o oposto disso.

Aparentemente, apenas os indivíduos que não têm sentimentos agressivos para com outros e não sofrem nenhum distúrbio de humor (como o humor disfórico ou depressivo), podem se dar ao luxo ou se livrar da exposição brincalhona durante o processamento do humor negro, sugerem os pesquisadores.

Outra hipótese, seria de que a agressividade, assim como o mau humor poderiam levar a uma capacidade de processamento de informação reduzida, no que diz respeito aos conteúdos humorísticos cognitivamente exigentes.

Nem sempre foi o caso dos cientistas acreditarem que a baixa agressividade está ligada ao humor. O famoso neurologista Sigmund Freud já havia suposto que o humor lhe dá uma liberdade segura e socialmente aceitável de impulsos sexuais e agressividade reprimida.

Este estudo se encaixa com pesquisas anteriores que mostraram que o senso de humor se correlaciona com o QI, mas refuta a crença comum de que as pessoas que gostam de humor negro tendem a ser mal-humoradas e talvez um pouco propensas ao sadismo.

Os resultados do estudo, mesmo sendo limitados, são parte de uma tendência mais ampla que vem sendo desenvolvida em pesquisas recentes que sugerem que pessoas mais inteligentes estão mais bem equipadas para apreciar o humor complexo e os aspectos mais “rebeldes” da linguagem.

Pessoas com um bom senso de humor são mais sexualmente atraentes, talvez porque isso denota inteligência e criatividade, concluíram os pesquisadores.

Os resultados sugerem que o sentido humano do humor evoluiu, pelo menos em parte, com a seleção sexual como um indicador de inteligência. Portanto, não se sinta mal se você gosta de piadas de mau gosto que outras pessoas acham erradas.

Fonte
DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com