Impressionante ilusão transforma quadrados em círculos no espelho

1

Um dos finalistas de um concurso, apropriadamente, chamado de “Best Illusion of the Year Contest 2016” (Concurso de Melhor Ilusão do ano de 2016), criou uma ilusão que, provavelmente, irá bugar seu cérebro. Feita pelo engenheiro Kokichi Sugihara da Universidade de Meiji no Japão, ela recebeu o nome de “ilusão do cilindro ambíguo”.

Confia o vídeo:

Mas o que está realmente acontecendo nesta ilusão? Como qualquer boa ilusão de ótica, se trata de um jogo de perspectiva – os nossos olhos vêem algo que nosso cérebro têm dificuldade em interpretar e corrigir a informação recebida.

Como Sugihara explica no site do concurso:

Quando olhamos diretamente para os objetos e suas imagens refletidas no espelho, nosso cérebro interpreta de diferentes maneiras as formas em 3D… Não podemos corrigir estas interpretações feitas pelo nosso cérebro, embora, logicamente, sabemos que estas imagens vêm dos mesmos objetos. Mesmo se virmos o objecto sendo rodado em nossa frente, é bem difícil compreendermos sua verdadeira forma, e assim a ilusão não desaparece.

O que está mexendo com os nossos pobres cérebros aqui é a forma muito complexa destes objetos quadrados, porque eles realmente não são quadrados, por assim dizer – é mais de uma combinação de um quadrado com um círculo, como você pode ver no vídeo explicado pelo canal “Make Anything // 3D Printing YouTube channel”.

  HSAM: conheça pessoas que nunca se esquecem de seu passado

De certos ângulos, esses objetos parecem ser bem quadrados, mas se você pegar um deles é girar, você verá que em suas bordas há curvas que sobem e descem, como se fossem um Til (~).

Segundo a explicação feita no vídeo, este tipo de “correção” feita pelo cérebro, acontece em qualquer objeto que sua forma seja um híbrido de quadrado com círculo, compensando em direções opostas. Então é, basicamente, uma mistura que remete a um quadrado ou uma mistura que remete a um círculo, quando sua verdadeira forma é algo entre estes dois opostos.

Você realmente pode ver a evidência disto quando Sugihara, no primeiro vídeo, gira os objetos na frente do espelho – é como se eles se transformassem, e ficassem estranhamente deformados, antes de parecerem com quadrados novamente.

Você pode conferir o restante dos finalistas do “Best Illusion of the Year Contest 2016” clicando aqui.

fonte: sciencealert



Discussão1 Comentário

  1. Olá, esta ilusão é realmente muito interessante, mas teria gostado mais se também tivessem deixado a matéria mais completa informando que esta ilusão ficou em segundo lugar e que o terceiro lugar (de uma beleza poética necessária aos dias de hoje) foi desenvolvida por uma brasileira!

Deixe um Comentário