Lágrima: por que as pessoas choram?

0

Por que choramos? Essa pergunta parece fácil de ser respondida se for analisado o motivo em questão. Mas segundo um estudo, para cada situação, choramos de forma diferente. A lágrima ocasionada por uma tristeza é diferente de outra ocasionada por um cisco no olho, por exemplo.

Tipos de lágrima

As chamadas lágrimas basais, que fluem continuamente a partir das glândulas lacrimais (aquela pequena estrutura em forma de amêndoa, no canto interior do olho), têm a função de limpar, lubrificar e manter seus olhos saudáveis quando você pisca. Isso faz, também, com que a superfície exterior do globo ocular fique sempre lisa, te ajudando a ter uma visão mas clara.

As lágrimas reflexivas (aquelas que acontecem inconscientemente) ajudam a limpar os olhos de irritações provocadas por partículas de poeira ou até mesmo, gases a base de enxofre, como o que é produzido quando você corta uma cebola, por exemplo.

As emoções também podem desencadear lágrimas. Estas que são chamadas de lágrimas emocionais ou psíquicas. Elas podem servir como um meio de comunicação não-verbal. Por exemplo, os recém-nascidos choram para sinalizar para suas mães que algo está acontecendo.

Algumas pessoas pensam que os recém-nascidos são capazes de manipular os adultos pelo choro, mas essa ideia é falsa pois ele ainda não tem esse entendimento de forma consciente. De certa forma, podemos considerar estas lágrimas sendo algo entre lágrimas basais, reflexivas e emocionais.

‘Uso’ das lágrimas

Cena da série Supernatural
Cena da série “Supernatural”

Conforme as pessoas amadurecem, elas começam a expressar suas emoções por meio das lágrimas, seja chorando de alegria ou chorando de tristeza. Dependendo da situação, é possível até promover compaixão ou empatia em outros indivíduos.

Os seres humanos podem também usar as lágrimas para manipular outros. Algumas pessoas sensíveis podem ser facilmente manipuladas por meio do choro de outros.

Dito isto, podemos concluir que as lágrimas emocionais têm suas vantagens e desvantagens. Assim como ela é um poderoso dispositivo de comunicação, também pode ser uma excelente ferramenta de manipulação. O choro é uma reação normal que impede que pessoas mascarem seus sentimentos quando estão em um estado emocional extremo.

A química das lágrimas

Mesmo parecendo serem todas iguais e salgadas, as lágrimas basais, reflexivas e emocionais têm químicas próprias.

  • As lágrimas basais tem três camadas: uma fina de muco, que fica diretamente sobre o olho, uma aquosa no meio e uma fina e oleosa na parte superior, que impede que a lagrima se evapore.
  • As lágrimas reflexivas também têm as mesmas três camadas – mas estas têm uma porção aquosa maior e níveis mais elevados de anticorpos que podem parar micro-organismos nocivos, se comparadas as lágrimas basais.
  • As lágrimas emocionais podem conter altos níveis de hormônios do estresse, incluindo leucina-encefalina, uma endorfina analgésica natural. Isto pode explicar o efeito catártico de “um bom choro”.
fonte: livescience
DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com