Médicos removem uma barata viva do nariz de uma mulher na Índia

0

Uma mulher que acordou no meio da noite porque sentiu uma estranha “sensação de algo rastejando” em sua cabeça, acabou descobrindo que estava abrigando uma barata viva em seu nariz, de acordo com um canal de notícias indiano.

A mulher de 42 anos, que mora em Chennai, na Índia, disse que acordou depois de sentir que algo estava rastejado dentro de seu nariz, informou o jornal New Indian Express.

Eu não conseguia explicar a sensação, mas tinha certeza de que era algum inseto a causa dessa sensação de formigamento, como se algo rastejasse. Sempre que ela se movia, me dava uma sensação de ardor em meus olhos, disse a mulher ao jornal.

Ela também relatou experimentar uma terrível dor de cabeça e dificuldade respiratória.

A mulher visitou várias clínicas antes que os médicos encontrassem a causadora do pesadelo. A barata tinha se entocado na parte superior de dentro do nariz, quase perto da base do crânio, que é o ponto de divisão entre o cérebro e o nariz, disse M.N. Shankar, médico de orelha, nariz e garganta que tratou do caso no Centro Médico Stanley, em Chennai.

Relatos de baratas rastejando por via nasal parecem ser incomuns, disseram os médicos que cuidaram do caso.

Segundo Richard Nelson, médico de emergências do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio, que não esteve envolvido no caso, ele nunca havia visto isso antes e imagina que não seja algo muito comum. Nelson diz que faz sentido que isso possa acontecer, porque houve numerosos relatos de baratas entrando nos ouvidos de pacientes. Na verdade, ele afirma que viu pelo menos uma dúzia de casos de baratas nos ouvidos das pessoas ao longo de suas três décadas de medicina.

De acordo com as diretrizes publicadas na revista cientifica American Family Physician, os objetos mais comuns encontrados no nariz das pessoas (geralmente crianças), são coisas como botões, peças de brinquedo, cera de vela, alimentos, papel, tecido e até mesmo pequenas pedras. Normalmente, insetos são mais encontrados nos ouvidos de pessoas que com mais de 10 anos de idade.

Não está claro porque os insetos costumam entrar mais nos ouvidos do que nos nariz, mas Nelson especula que se um inseto por acaso entrar no nariz de uma pessoa, isso normalmente faria a pessoa despertar e talvez fazendo ele ser expelido mais facilmente do que um inseto entrando nos ouvidos.

Talvez se ele tentasse entrar no nariz, você começaria a espirrar ou a tossir e, consequentemente, isso acabaria expulsando o inseto intruso, enquanto que você não pode fazer isso no seu ouvido, diz Nelson.

Mas se um inseto entrar pelo nariz, ele poderia rastejar até o cérebro? Nelson diz que é “altamente improvável” que o inseto possa entrar no cérebro pelo nariz, porque existe um osso que separa o cérebro do topo da passagem nasal.

Para remover a barata, os médicos indianos primeiro usaram um instrumento chamado endoscópio no nariz da pobre mulher, para que eles pudessem ver o inseto. Em seguida, eles usaram pequenas pinças e uma máquina de sucção para remove-lo. Os médicos também fizeram um vídeo do procedimento que você pode ver abaixo: [imagens relativamente fortes]

Se os médicos não tivessem removido a barata, provavelmente ela acabaria morrendo com o tempo e isso poderia até mesmo causar uma infecção na paciente.

Fonte
DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com