Saiba mais sobre as misteriosas pirâmides do Egito

0

A construção das pirâmides do Egito é um mistério que intriga antropólogos, pesquisadores e curiosos há séculos. Elas foram construídas para os faraós, isto é, reis egípcios que possuíam o poder político, religioso e militar, no Egito Antigo. O objetivo dessas construções era, além de ostentar o poder do faraó, servir de túmulo para ele.

As pirâmides possuem inscrições hieroglíficas que contam a vida do faraó e também trazem orações para os deuses, para que eles soubessem os feitos realizados pelo faraó.

As principais pirâmides do Egito são as chamadas “Grandes Pirâmides de Gizé“. São elas: Quéfren (2500 a.C.), Quéops (2530 a.C.) e Miquerinos (2471 a.C.). A cidade de Gizé integra o Cairo.

Os nomes dados às construções referem-se ao faraó que as construiu.

A maior dentre essas pirâmides é a de Quéops, também chamada de “A Grande Pirâmide”, que possui aproximadamente 147 metros, o que equivale a um prédio de 49 andares. Para se ter noção da extensão da construção, a área da base Pirâmide equivale a oito campos de futebol.

Nesta construção trabalharam cerca de 10 mil homens, que assentaram mais de dois milhões de blocos de pedras, cada um pesando entre uma de dez toneladas. Esta pirâmide demorou cerca de 25 anos para ser concluída.

piramides

Estrutura das Pirâmides

Cada pirâmide possui um complexo de estruturas, que compõe um templo, um templo funerário, uma rampa, pirâmides menores das rainhas, e túmulos dos sacerdotes e pessoas dos governos.

  8 perturbadores distúrbios do sono

Todas as pirâmides foram construídas na direção do sol poente, na margem oeste do Rio Nilo e cada uma delas possui seus vértices alinhados geograficamente com os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste.

A orientação das três pirâmides de Gizé coincide de forma exata com as três estrelas centrais da constelação de Órion. Isso mostra o conhecimento em astronomia dos egípcios e também a possibilidade das construções serem motivadas por aspectos místicos, cósmicos e religiosos.

piramides-alinhadas

Como as Pirâmides do Egito Foram Construídas

É inegável o grande conhecimento dos egípcios em matemática e arquitetura. Muitas teorias tentam desvendar a forma que as pirâmides foram construídas.

É claro que há aqueles que atribuem as construções como obras de extraterrestres, por considerarem impossível esse tipo de construção tão elaborada e complexa em um tempo em que os recursos eram bastante escassos.

piramides-extraterrestres

Se hoje com toda a tecnologia que temos disponível seria difícil fazer uma estrutura desse tipo, imagine há mais de 4500 anos atrás, no ano 2 550 a.C., que é o período que estima-se que elas foram erguidas.

Até hoje não existe um consenso de como as pirâmides foram construídas, embora algumas teorias apontem para o uso dos mais diversos tipos de rampas, além do uso de trenós e sistemas rudimentares de alavancas.

construindo-piramide

Maravilha do Mundo Antigo

A Pirâmide de Quéops faz parte das Sete Maravilhas do Mundo Antigo (existem também as chamadas maravilhas do mundo moderno).

  Por que os antigos egípcios enterravam os falecidos na posição fetal?

Esta foi durante quatro mil anos a maior construção feita pelo homem, sendo superada apenas no final do século XIX , em 1889, com a construção da Torre Eiffel. A pirâmide resiste à ação do tempo e está de pé até hoje.

Atualmente, há cerca de 100 pirâmides espalhadas pelo Egito. A maioria não resistiu a ação do tempo e estão em ruínas ou escondidas na areia do deserto.

As pirâmides de Gizé são as maiores. Contudo, só a Pirâmide de Quéops é tida como uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

piramide-de-queops

Deixe um Comentário