O Monte Everest não é realmente a montanha mais alta da Terra

0

Desde que Sir Edmund Hillary alcançou o pico do Monte Everest em 1953, milhares de aventureiros tem saído em busca de conquistar e fincar sua bandeira neste cume mortal. Mas apesar disso, muitas pessoas tem tentado chegar ao topo desta beleza do Himalaia. E com tantos aparatos deixados por elas, o local está lentamente se transformando em uma verdadeiro pilha de lixo.

Embora, o Everest tenha ganhado a fama de ser a “montanha mais alta do mundo”, na realidade, ele não é. De acordo com a ciência, a montanha mais alta do mundo é realmente o Monte Chimborazo – um estratovulcão localizado no Equador, que faz parte da Cordilheira dos Andes. Isso, simplesmente, porque ele é o ponto mais distante do centro da Terra e, portanto, o mais alto em termos de distância.

Monte Chimborazo

Monte Chimborazo
Monte Chimborazo
O Monte Chimborazo é um estratovulcão inativo no Equador, que se eleva a 6.248 metros acima do nível do mar. Ele é o pico mais alto da Cordilheira dos Andes equatorianos. Ele está localizado ao sul do equador. Sua última erupção conhecida foi por volta de 550 anos a.C. Este estratovulcão domina os planaltos circundantes e sua base tem uma largura de cerca de 20km de circunferência. Do topo você pode ver, se o tempo permitir, é claro, a cidade de Guayaquil situado a cerca de 140km do local.

  Cientistas descobrem 'segredo da juventude' em gene de ruivos

As cidades mais próximas do Chimborazo são: Riobamba (30km a sudeste), Ambato (30km a nordeste) e Guaranda (25km ao sudoeste). O Chimborazo é cercado por um ecossistema que serve de proteção, preservando assim o habitat dos camelídeos dos Andes, vicunhas, lhamas e alpacas.

Seu cume é totalmente coberto de gelo e seus braços glaciais descendem do nordeste a 4.600 metros. Sua geleira é a fonte de água para toda a população da província de Bolívar. Assim como muitas outras geleiras no mundo, o volume da geleira do Chimborazo tem diminuído nas últimas décadas. E isso pode afetar diretamente a população local, que vive da venda desse gelo nos mercados em Guaranda e Riobamba.

Chimborazo vs Everest

chimborazo-everest
Como bem sabemos, o cume do Monte Chimborazo fica a 6.248 metros acima do nível do mar, que é cerca de 2.600 metros menor do que o Monte Everest, que tem 8.848 metros de altura. Mas isso tudo muda, quando medimos a partir do centro da Terra.

Basicamente, como a Terra não é plana, ela é maior na parte do equador e se nivela perto dos pólos. Isto significa que as montanhas perto do equador são tecnicamente superiores as de outras áreas do globo. E isso só acontece por que o Chimborazo é bem próximo da “cintura” do nosso planeta, enquanto o Everest fica a 28 graus ao norte.

  Curiosidades sobre as diferentes etnias humanas

Então, qual o tamanho do Everest? Bem, de acordo com um relatório, o pico do Everest fica a uma distância de 6.381 quilômetros do centro da Terra. Enquanto isso, o pico do Chimborazo fica a uma distância de 6.384 quilômetros. Embora, seja apenas uma diferença de cerca de 2 quilômetros, isso é o bastante quando se trata de títulos de recordes de altura.

Na verdade, apenas esses 3,2 quilômetros de diferença são o suficiente para colocar o Chimborazo como o mais alto do mundo, e chutar o Everest para o 20° lugar da lista de montanhas mais altas. Embora, isso não seja exatamente uma novidade, já que segundo relatórios, esse titulo pertence ao Chimborazo desde 2007.

Então, por que Everest continua recebendo todo a atenção, enquanto o Chimborazo é relativamente despercebido? Bom, podemos dizer que tudo se resume o quão difícil é a subida ao topo.

Cena do filme "Everest" (2015)
Cena do filme “Everest” (2015)
Se você é um alpinista, você quer enfrentar o desafio mais difícil, que é o que Everest oferece. Demora cerca de 10 dias só para montar o acampamento na base do Everest, mais seis semanas para se acostumar com o clima. Para só então, começar a árdua subida, que demora cerca de nove dias até o topo. Por outro lado, a subida ao topo do Chimborazo leva, aproximadamente, cerca de dois dias após as duas semanas gastas para se acostumar com clima.

  Estudo aponta que quanto mais mentiras você conta, mais fácil fica

Além disso, é importante mencionar novamente, que o Everest ainda ganha de todos, quando medido a partir do nível do mar. Se você costuma se basear usando esse tipo de métrica, o Chimborazo nem sequer se classifica como o pico mais alto dos Andes. Esse título pertence ao Monte Aconcágua, com seu pico a 6.961 metros acima do nível do mar.

Então, se você costuma falar que o Monte Everest é a montanha mais alta do mundo, não tenha medo, porque você ainda estará dizendo, relativamente, a verdade. Apenas por que, praticamente, todos (inclusive cientistas e pesquisadores) concordam com você, pois a métrica mais popularmente usada para esse tipo de medição, tem como base o nível do mar.

fonte: sciencealert

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com