5 mitos mais reais do que pensávamos

0

Os heróis e suas histórias vêm em todos os formatos e tamanhos, mas os melhores sempre serão as lendas que povoam o nosso imaginário – apenas lendas, obviamente. Ou não? Há algumas pessoas e histórias da mitologia que podem ter sido não só reais, mas mil vezes mais legais do que as fábulas que os cercam.

Os Berserkers

viking-berserker

Os vikings são basicamente os personagens mais viris do nosso imaginário, certo? Todos os vikings matavam e saqueavam e pilhavam e… Bem, era principalmente isso. Os vikings eram guerreiros ferozes que viajaram o mundo todo – incluindo a América – e tinham deuses tão legais que nós estamos fazendo filmes sobre eles até hoje. Mas, às vezes, vikings normais não eram o suficiente – quando a fábula dos berserkers supostamente começa. Alimentados por Odin, berserkers eram mais monstros do que homens, capazes de reduzir hordas inteiras de soldados com um único ataque de raiva. Basicamente, eles eram vilões, o equivalente viking do Bane do Batman. O que significa que definitivamente não existiram, porque nenhum ser humano seria tão forte assim, certo?

Errado. Berserkers realmente existiram e eram super fortes também. No entanto, infelizmente, não foi porque um deus caolho os encheu de raiva. Muito provavelmente, a sua força impressionante vinha de uma enorme quantidade de drogas e álcool. Já assistiu a um filme de super-herói onde os policiais falam sobre ele estar drogado? É porque isso realmente funciona!

Mas não pense que só porque gosta de beber, que você também pode ser um berserker. A prática foi proibida em 1015 e ninguém se preocupou em questionar a proibição. Mesmo países que tecnicamente não proibiram os berserkers basicamente proibiram os berserkers com leis contra o consumo excessivo de álcool e drogas. Então, só não tenta.

As Amazonas

amazona

As amazonas míticas eram um bando de guerreiras fortes e talvez imortais, que inspiraram a Mulher Maravilha. Há quem diga que elas já dominaram o mundo do patriarcado através de uma magia. Mas isso não aconteceu, certo? Alguns pesquisadores insistem que elas eram homens sem barba – porque homens sem barba eram estranhos e assustadores naquela época.

Mas não, elas existiam. No início de 1990, os arqueólogos descobriram 150 sepulturas cheias de mulheres sármatas perto do que agora é o Cazaquistão. Elas foram enterradas com as suas armas, às vezes com armas de outras pessoas enterradas nelas e a maioria tinha 1,68 de altura, muito pra época, o que mostra que elas eram guerreiras ferozes e literalmente amazônicas na aparência.

Claro, não temos a prova real de que elas eram imortais, mas sabemos que as amazonas eram guerreiras surpreendentes, como documentado em vários textos históricos – e também poemas impressionantes envolvendo monstros gigantes – e o lugar em que viviam era uma localização real. Isso significa que a Mulher Maravilha foi real também? Exceto pelo collant, provavelmente! Agora só falta a DC arranjar um crossover com os 300!

O Mito do Dilúvio

mito-diluvio

O dilúvio de Noé é um dos mitos mais famosos de todos os tempos. Ele conta a história de uma grande inundação enviada por Deus, uma catástrofe a qual apenas um homem – Noé – foi avisado. Ele reuniu seus familiares, animais e plantas e os salvou do desastre iminente. Mas Noé não é o único mito do Grande Dilúvio, há histórias parecidas em quase todas as culturas. Por exemplo, talvez a história mais antiga escrita já encontrada, Agamenon, dispõe de uma grande inundação que se assemelha tanto à história de Noé que, se os advogados existissem naquela época, a Bíblia poderia ter sido acusada por violação de direitos autorais.

Claro, há uma boa razão pra grandes inundações existirem em todos os lugares: porque realmente aconteceu! Na área do Mar Negro, uma enorme inundação ocorreu com a força de duas centenas de Cataratas do Niagara ao mesmo tempo! O evento dizimou a terra, tornando-se um pouco menos mítico do que o dilúvio de Noé – afinal, não destruiu totalmente o mundo. No entanto, se você vivesse nos tempos antigos e uma inundação cobrisse toda a terra que você poderia ver, qual seria a diferença?

A expedição de Hiperbórea

hiperborea

Há um monte de histórias semelhantes à Hiperbórea. Sabe por que existe uma raça antiga, completamente pura, superior e mais esperta do que todas as outras e com poderes especiais em O Senhor dos Anéis? A terra dos elfos é uma região bela e perfeita de sol e luz, praticamente perfeita em todos os sentidos. Em outras lendas, há Atlântida, uma terra bela e perfeita, com tecnologicamente avançada. E Hiperbórea é outro conto de criaturas perfeitas de uma terra mágica. Exceto, é claro, que a contrário de elfos ou atlantes, hiperbóreos existiram!

Os hiperbóreos eram conhecidos pelos romanos como habitantes de uma terra bela e perfeita. Examinando os textos antigos, verifica-se que os hiperbóreos eram chineses. Sim, em vez de qualquer tipo estranho e diferente de pessoas que não conhecemos, os hiperbóreos míticos eram apenas os chineses viajando perto do Círculo Polar Ártico, antes de irem pra Roma. Então, se você é chinês, seus antepassados foram considerados um tipo poderoso e mítico de pessoas de uma terra bela e perfeita.

Vida e morte de Iram dos Pilares

iram-dos-pilares

Você já ouviu a história de Sodoma e Gomorra, cidades grandes e bonitas que, devido aos seus pecados e pessoas terríveis, foram totalmente destruídas pelo fogo enviado pela ira de Deus? Iram dos Pilares é basicamente isso, mas em vez de ser encontrada no Livro do Gênese, está no Corão. Era um centro de perigos, iniquidades e gênios – que são como demônios, mas também anjos, mas também fadas.

E – ao contrário da história de Sodoma e Gomorra – Iram dos Pilares foi realmente encontrada. Existe uma outra cidade perdida chamada Ubar – sim, jogadores de Uncharted, Ubar. É tudo real, exceto Nathan Drake. Foi um posto de comércio de incenso localizado no meio do Rub’ al Khali – o Quarteirão Vazio -, que é o lugar mais vazio e mais inóspito da Terra. É um enorme deserto, como algo saído de um conto de fadas terrível. Acontece que Ubar e Iram dos Pilares são a mesma cidade. Nenhuma palavra sobre se Deus destruiu Ubar ou não foi confirmada, mas tenho certeza de que os arqueólogos estão trabalhando nisso.

Fonte: http://www.grunge.com/27114/myths-mythical-figures-may-actually-existed/

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com