Quer saber como ouvir música sem danificar os ouvidos?

0

Não importa se você ouve Slipknot ou Katy Perry, com certeza você gosta de ouvir com o volume no máximo, mas é hora de diminuir. Ouvir música alta por muito tempo pode danificar as estruturas sensíveis no seu ouvido e causar perda auditiva permanente. Hoje, um em cada cinco adolescentes já tem alguma perda auditiva, de acordo com um estudo do Journal of the American Medical Association – um aumento de 30% desde 15 anos atrás.

Quanto é alto demais?

party-rock

Não devemos ouvir música ou ficar expostos a qualquer barulho com 85 decibéis ou mais por mais de 8 horas, de acordo com Gordon Hughes, responsável pelos ensaios clínicos do National Institute on Deafness and Other Communication Disorders (NIDCD). Se você tem o volume aumentado pra 88 decibéis, então reduza o tempo até 4 horas. Um MP3 player bombeia, pelo menos, 105 decibéis, o que é 100 vezes mais intenso do que 85 decibéis.

O problema é que você não pode sentir quaisquer sintomas ou saber que está colocando seus ouvidos em risco. As orelhas jovens são mais resistentes do que as mais velhas. “É mais difícil pras crianças perceberem o efeito nocivo do ruído”, disse Hughes.

Como proteger sua audição?

musica-alta

“Uma maneira pra saber se sua música está muito alta é se você está falando com um amigo e tem que levantar a sua voz pra ser ouvido”, disse Hughes. Uma conversa normal tem cerca de 60 decibéis. “Essa é uma maneira rudimentar, mas útil de estimar se o ruído ambiente é muito alto.” E você pode fazer uma pesquisa online sobre o seu tocador de MP3 pra saber onde está sua marca de 85 decibéis e manter o seu volume abaixo dele.

  Campeonato mundial de nariz grande é realizado na Alemanha

Em shows de rock, manter uma distância dos alto-falantes e vestir algum tipo de proteção pode proteger suas orelhas. Proteções feitas de espuma são as mais comuns, diz Hughes, mas menos úteis. Um abafador ou um simples fone de ouvido também oferecem algum silêncio. Mas a melhor opção, disse Hughes, é um molde de orelha personalizado que se encaixa em seu canal auditivo e pode cortar cerca de 60 decibéis – mas a gente sabe que ninguém quer usar nada disso pra ouvir música, oras.

De qualquer forma, procure sinais de que você tem escutado música muito alto. Você pode notar que os sons estão abafados e mais difíceis de ouvir. Você também pode sentir pressão ou uma sensação de bloqueio, ou chiado no ouvido. “Essas são marcas de danos auditivos temporários”, disse Hughes.

Cerca de 26 milhões de jovens entre 20 e 69 anos perderam a capacidade de ouvir altas frequências por causa da exposição a ruídos altos no trabalho ou durante atividades de lazer, como música muito alta, de acordo com o NIDCD.

“Prevenção é realmente o nome do jogo”, disse Hughes. “Uma vez que você adquire uma deficiência auditiva, a única coisa que você pode fazer é buscar um aparelho auditivo.”

Fonte: http://www.livescience.com/32783-how-loud-can-you-play-music-without-damaging-your-hearing.html

Deixe um Comentário