Top 5 maiores dinossauros que já viveram na Terra

0

Você sabia que sobre a Terra já caminhou um animal cuja altura se equivalia a um prédio de sete andares e que ele pesava 120 toneladas? Pois bem, este gigante pré-histórico é considerado o maior dinossauro já documentado na história.

Apesar disso, nem mesmo o maior dos dinossauros se compara a imponência da baleia-azul dos dias atuais. O mamífero marinho, embora seja menor em tamanho, chega a pesar 180 toneladas quando adulto.

Descubra a seguir quais foram os maiores dinossauros que já viveram na Terra:

5° – Puertassauro

puertassauro

O Puertassauro, era um dinossauro do gênero titanossaurídeo saurópode que viveu no final do período cretáceo, há cerca de 70 milhões de anos atrás. Seu nome é uma homenagem aos seus descobridores, Pablo Puerta e Santiago Reuil.

Reconstruções mais recentes sugerem que esse dinossauro media 27-30 metros de comprimento e pesava 50-70 toneladas. Ele habitou habitou a região que hoje é conhecida como a patagônia.

4° – Argentinossauro

argentinossauro

O nome peculiar deste dinossauro quer dizer “lagarto da Argentina”. Era uma espécie do gênero saurópode, provavelmente um parente próximo do titanossauro, espécie descoberta pela primeira vez por Guillermo Heredia na Argentina.

O Argentinossauro viveu na América do Sul entre 94 e 97 milhões de anos atrás, durante o fim do Período Cretáceo. Ele está entre os maiores dinossauros conhecidos.

3° – Bruhathkayossauro

bruhathkayossauro

O Bruhathkayossauro é um dinossauro cujos fósseis foram encontrados na Índia. Seu nome significa “lagarto de corpo grande”.

Inicialmente pensava-se que este dinossauro fosse um terópode, ou seja, um carnívoro bípede. Porém, outras ideias sugeriram que deveria se tratar de um saurópode, espécie pertencente ao grupo de herbívoros quadrupedes de rabos e pescoços longos.

Alguns pesquisadores acreditam que este teria sido o maior entre todos os dinossauros já vividos, medindo 35 metros de comprimento e pesando entre 80 e 100 toneladas. Embora, como veremos mais abaixo, existem outros dois candidatos mais prováveis.

2° – Sismossauro

sismossauro

A palavra Sismossauro, vem do termo grego que significa “lagarto que sacode a terra”. Era um herbívoro de quatro patas que viveu no fim do período Jurássico, cerca de 145 milhões de anos atrás. Ele media 54 metros de comprimento e pesava 100 toneladas.

Este dinossauro viveu na América do Norte e seus fósseis foram encontrados no ano de 1985 no estado do Novo México, Estados Unidos. Infelizmente os materiais fósseis são insuficientes para determinar o tamanho exato do animal.

Ele tinha um corpo em forma de barril, uma cabeça proporcionalmente pequena e uma cauda bastante longa, além de uma espinha dorsal forte e flexível. Acredita-se que ele usava a cauda como chicote contra predadores.

1° – Amphicoelias

amphicoelias

O maior dinossauro que já caminhou sobre a Terra foi o Amphicoelias, que viveu no final do período jurássico. Seu nome nome vem do grego e significa “bicôncavo” (dupla cavidade).

Trata-se de um saurópode herbívoro que estima-se ter medido 58 metros de comprimento e pesado 120 toneladas. No entanto, devido a perda de fósseis no decorrer de estudos, as únicas provas do tamanho do animal são desenhos e anotações de campo.

Uma análise mais recente põe em dúvida a possibilidade deste ter sido o maior entre os dinossauros que já viveram, sugerindo que seu tamanho real foi superestimado em decorrência de erros tipográficos em sua descrição original do ano de 1878.

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com