Top 5 maiores espécies de aves do mundo

0

No mundo encontramos as mais diversas espécies de aves. Algumas cabem na palma de nossa mão, já a maior delas supera em tamanho uma pessoa adulta.

Em geral, as aves mais pesadas não voam, ao invés disso, elas usam suas pernas fortes para correr sobre a terra em grande velocidade.

Confira a seguir as 5 maiores espécies de aves do mundo:

5° – Ema

A ema é maior ave da América do Sul, podendo pesar mais de 30 kg e medir até 1,40 m de altura. Suas asas relativamente pequenas em comparação ao seu enorme corpo não possibilitam que ela voe. Neste caso, as asas servem para manter o equilíbrio enquanto se desloca, além de ajuda a mudar de direção enquanto corre.

Sua dieta é composta de lagartos, insetos e pequenos pássaros. Suas pernas longas podem ser usadas para correr e também como defesa contra ameaças. Em um único ninho podem ser encontrados mais de 50 ovos dessa espécie.

4° – Pinguim-imperador

O Pinguim-imperador é a maior e mais pesada espécie de pinguim do planeta. Encontrados apenas na Antártida, eles podem pesar até 45 kg e ultrapassar 1,20 m de altura. Essas aves viajam até 80 km à procura de alimento e podem mergulhar a uma profundidade de 500 metros. Sua alimentação é composta de peixes, luas e krills.

  Médicos removem uma barata viva do nariz de uma mulher na Índia

Os machos dessa espécie é que ficam encarregados de cuidar dos postos pelas fêmeas. Nesse período, que dura cerca de dois meses, eles não comem nada e as fêmeas saem em busca de alimento no oceano. O alimento trazido pelas fêmeas será a refeição dos filhotes recém-chocados.

3° – Emu

O Emu é o maior pássaro não-voador da Austrália, chegando a medir 1,80 m de altura e a pesar 60 kg. Essas aves vivem nas florestas e savanas australianas e se alimentam de frutas, plantas, sementes, insetos e lagartos. Curiosamente, os emus também engolem pedras para ajudar na digestão dos alimentos.

As longas pernas do Emus permitem que eles atinjam a velocidade de 50 km/h. No verão encontram parceiros para procriar na estação mais fria. Seus ovos têm cor verde escuro e pesam quase 500 gramas. Em geral, um ninho de emu contém entre 8 e 10 ovos.

2° – Casuar-do-sul

Segunda maior ave do mundo, o casuar-do-sul é nativo de florestas tropicais da Austrália e da Indonésia. As fêmeas desta espécie são maiores do que os machos, chegando a pesar 85 kg e a medir 1,90 m de altura. Esses animais possuem uma garra medindo 12 cm em um dos dedos de cada pé. As fêmeas possuem uma plumagem mais colorida do que os machos.

Essas aves não podem voar, mas conseguem atingir uma velocidade de até 50 km/h. Se alimentam de fungos, grama, insetos e pequenos vertebrados. Durante o verão, a fêmea coloca de 8 a 10 ovos grandes e escuros, mas são os machos que chocam os ovos e cuidam dos filhotes.

  Top 5 animais que vivem por mais tempo

1° – Avestruz

Originário da África, o avestruz é a maior ave ainda viva no mundo e a que coloca os maiores ovos. Um macho adulto pode pesar até 150 quilos e atingir 2,5 m de altura. Apesar de não voar, esta é a ave mais rápida em terra, podendo atingir 70 km/h.

Estas aves se alimentam de frutas, sementes, flores, arbustos e pequenos insetos. Também engolem pequenas pedras para triturar os alimentos, ajudando na digestão. Vivem em grupos de 10 a 50 aves e podem ficar sem água por vários dias. As fêmeas botam até 60 ovos ao ano, cada um com 1,4 kg de peso.

Deixe um Comentário