1° de abril: veja 8 curiosidades sobre o Dia da Mentira

0

O dia 1° de abril é conhecido como o dia da mentira em diversos países da América e da Europa. Mas você sabe algo sobre essa data?

Os oito tópicos abaixo trazem o trivial do dia da mentira. E pode acreditar: não há lorota no Acredite Ou Não.

1. Onde e como surgiu o dia da mentira?

Carlos IX (Foto: Wikimedia)
Carlos IX (Foto: Wikimedia)

Historiadores afirmam que o dia da mentira surgiu na França, durante o reinado de Carlos IX, entre 1560 e 1574. Até o início do século XIV, o ano-novo era celebrado em 25 de março, com o começo da primavera, e as comemorações iam até o dia 1° de abril. No ano de 1562, porém, o papa Gregório XIII instaurou o calendário gregoriano, ainda praticado nos dias de hoje, com o início do ano em 1° de janeiro.

Carlos IX só adotou a nova data dois anos depois e, ainda assim, muitos franceses ignoraram a mudança. O apreço pela data antiga gerou muitas piadas à época. Com o termo “bobos de abril”, os gozadores começaram a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não aconteceriam em 1° de abril. A piada se alastrou pela Europa com o passar dos anos.

2. Diferentes nomes

Enquanto no Brasil o 1° de abril é chamado de dia da mentira, em outros países a nomenclatura é diferente. Nos Estados Unidos, a data foi batizada de April fools’ day (dia dos tolos de abril). Na Espanha, é o dia dos enganos. Na Itália e na França, chama-se, respectivamente, pesce d’aprile e poisson d’avril – o significado, porém, é o mesmo: peixe de abril.

  Emoji sorridente em assuntos de trabalho prejudica sua imagem entre os colegas, revela pesquisa

3. A data chega ao Brasil

Dom Pedro II (Foto: Wikimedia)
Dom Pedro II (Foto: Wikimedia)

A primeira grande brincadeira do dia da mentira no Brasil foi em 1° de abril de 1848. Um periódico chamado de “A Mentira”, lançado em Pernambuco, informou, na data em questão, que o imperador Dom Pedro II havia falecido. A notícia, claro, era falsa – Dom Pedro II morreu somente em 1891, na França. O fato foi desmentido dias depois, no entanto, pegou muitas pessoas desprevenidas.

4. A plantação de macarrão

Em 1957, um programa da rede de televisão BBC exibiu uma falsa reportagem sobre uma suposta colheita de macarrão na Suíça. Uma família aparece pegando a massa alimentícia e colocando para secar ao sol. A repercussão foi tamanha que muitas pessoas entraram em contato com a emissora para saber como plantar macarrão em casa. Foi a primeira grande mentira contada na televisão.

5. Britânicos enganam brasileiros

veja-boimate

No fim do século XX, a imprensa britânica pegou dois tradicionais veículos brasileiros com pegadinhas. A Veja divulgou, em 1983, uma reportagem divulgada pela revista New Scientist, que falava sobre um suposto experimento científico que criou um alimento animal-vegetal chamado “boimate”, misturando células de boi e de tomate.

Veja a página abaixo:

veja

Já o jornal Folha de S. Paulo também foi “enganado” ao se basear em uma reportagem do jornal The Independent que afirmava que arqueólogos haviam descoberto evidências da existência da vila dos personagens Asterix e Obelix.

  Corvos sabem fazer planos como humanos e macacos, revela estudo

6. Capa de mentiras

cruzeiro-do-sul-capa-falsa - Copia

No ano de 1999, o jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba (SP), divulgou que Fernanda Montenegro havia conquistado um Oscar de melhor atriz. Na mesma capa, a publicação afirmava que o salário mínimo havia aumentado para R$ 3 mil, o jogador Ronaldinho havia sido contratado pelo modesto time de futebol São Bento e que a cura para a Aids e obesidade foram descobertas. Tudo mentira, é claro. A capa verdadeira da publicação, que contava com tiragem de 40 mil exemplares, estava na página seguinte da falsa.

Veja a capa:

cruzeiro-do-sul-capa-falsa

7. Orkut zoeiro

orkut-vira-yogurt

Em duas ocasiões, o site Orkut, rede popular mais popular no Brasil até então, aderiu às brincadeiras do dia da mentira. Em 2008, o nome do site mudou para Yogurt por um dia. Já em 2011, a alcunha utilizada foi Earkut.

8. Google ainda mais zoeiro

google-nose

Tradicionalmente, o buscador Google apronta com os internautas no dia 1° de abril. Duas peripécias, porém, chamaram a atenção nos últimos anos.

Em 2011, foi anunciado o lançamento da Gmail Motion, falso gadget de e-mail que não exigiria o uso do teclado para executar funções, e uma suposta inovação de um de seus escritórios: a criação de uma ferramenta de teletransporte.

Dois anos depois, em 2013, a empresa anunciou o Google Nose, ferramenta que possibilitaria sentir e transmitir cheiros na internet. Para isso, bastava aproximar o nariz da tela.

  9 transtornos mentais que podem gerar 'super-poderes'



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com