10 alimentos que você costuma comer, mas podem te envenenar

0

Muitas pessoas não sabem, mas alguns alimentos que costumam estar presentes em muitas mesas mundo afora podem nos envenenar e até mesmo levar à morte em casos mais severos. Isso também não significa que você precisa de deixar de comer o que aparecer nesta lista, mas é preciso ter um cuidado redobrado na hora de prepará-los.

Confira abaixo 10 alimentos que você come, mas que podem te envenenar.

10) Canela

alimentos-1

A canela costuma vir em duas formas: a “verdadeira” e a “regular”. A verdadeira é conhecida como canela-do-ceilão, enquanto que a regular se refere a outras espécies, que ganharam o nome de Cássia.

A regular é conhecida por ser mais barata e acessível que a verdadeira, então sua ingestão é muito maior. A canela possui muito benefícios, mas também pode contribuir para alguns problemas de saúde se ingerida incorretamente.

Por exemplo, a versão Cássia possui elevados índices de uma substância chamada de cumarina. Pequenas doses dela até fazem bem pra nossa saúde, mas uma alta ingestão dela pode causar problemas no fígado e aumentar o risco de câncer. Já a verdadeira possui concentrações muito menores da cumarina.

Por conta disso, muito especialistas recomendam um consumo apenas moderado de canela, especialmente para quem tem problemas no fígado.

9) Cogumelos

alimentos-2

Cogumelos são uma iguaria que podem vir em diversos formatos e tamanhos. Alguns são mais baratos, enquanto que outros são bem caros. Mas independente disso, é melhor sempre comê-los frescos.

O motivo é que se não foram guardados de maneira apropriada, os cogumelos podem desenvolver uma espécie de mofo, onde se encontra uma bactéria conhecida como Clostridium botulinum.

Elas são responsáveis pelo desenvolvimento da toxina botulínica, uma neurotoxina que pode atrapalhar o andamento de nosso sistema nervoso e causar paralisia muscular e dificuldades para respirar.

Veja também:   Incêndio no Museu Nacional pode ter acabado com pesquisas na Antártica

Essas é a mesma toxina responsável pela produção do botóx, utilizado em procedimentos cosméticos.

8) Batatas

alimentos-3

As batatas são um dos alimentos mais consumidos no mundo e evitaram que muita gente morresse de fome no passado. Mas saiba que melhor passar longe de batatas que possuem uma mancha verde.

Essa coloração é um sinal de aumento de uma toxina chamada de solanina, que pode causar dores de cabeça e problemas gastrointestinais se for consumida em altas quantidades.

Uma opção é tirar essa mancha verde da batata. E se a batata ainda apresentar um gosto amargo, é melhor não consumi-la.

7) Noz-moscada

alimentos-4

A noz-moscada é mais conhecida por ser um tempero muito utilizado em vários tipos de pratos, bem como para fins médicos, para tratar problemas como náuseas, diarreias e problemas estomacais.

Mas no fundo, é bom maneirar na quantidade consumida. A noz-moscada possui um componente chamado de miristicina, que é um alucinógeno. Se for consumida em altas quantidades, pode levar uma pessoa a delírio e causar sonolência. E pessoas sensíveis a essa substância podem até mesmo morrer após consumi-la.

6) Brotos de alfafa

alimentos-5

Os brotos de alfafa são muito utilizados em sopas e saladas. Mas no fundo, é preciso ficar atento ao consumi-los sem qualquer tipo de cozimento.

Os brotos possuem uma toxina conhecida como canavanina, que surgiu como forma de providenciar uma defesa da planta contra insetos. Mas por algum motivo ainda não identificado pela ciência, elas podem ter alguns efeitos colaterais em pessoas com doenças autoimunes, como lupus, por exemplo.

Veja também:   Planetas com água são comuns fora do Sistema Solar, afirmam cientistas

Portanto, se você possui alguma doença desse tipo, é melhor passar longe dos brotos de alfafa.

5) Mandioca

alimentos-6

A mandioca é um dos alimentos mais comuns no nosso país. Mas talvez pouca gente saiba que ela pode se tornar um alimento mortal se for preparada de maneira indevida.

Tudo por conta da presença de uma substância chamada de linamarina. Caso a mandioca seja consumida crua, nosso corpo transforma a linamarina em cianeto, um veneno mortal. Tanto que é utilizado na produção de fertilizantes e pesticidas, por exemplo.

Mas basta cozinhar a mandioca devidamente que o componente é eliminado. Então, não precisa retirá-la de seu cardápio.

4) Manga

alimentos-7

A manga é outra fruta que muita gente costuma comer por aí. Ela pertence à mesma família do mirtilo e do caju, que também tem como membro a hera venenosa. O que não é um bom sinal

Algumas plantas dessa família podem produzir uma substância conhecida como urushiol, aquele pequeno líquido branco que costuma sair pela casca da manga. Muita gente pode comer a fruta sem problemas, mas pessoas alérgicas ao urushiol podem apresentar uma dermatite (inflamação da pele) severa.

Para a sorte de muitos, o problema só aparece ao lidar com a casca da fruta, então basta usar luvas ou coisas do tipo no momento de descascá-la. Mas ainda assim, é melhor não exagerar na dose, caso você seja alérgico.

3) Batata Doce

alimentos-8

A Batata Doce é muito conhecida por seus nutrientes e vitaminas e é um dos alimentos usados como alternativa a muitos carboidratos  para quem está emagrecendo. Mas é preciso ter muito cuidado com ela se estiver crescendo mofo em sua superfície.

Veja também:   Poluição do ar nos deixa mais burros com o passar do tempo, diz estudo

O motivo é que esse mofo pode causar danos no fígado, conhecidos como hepatotoxicidade. Eles foram descobertos pela primeira vez em bovinos, que estavam apresentando problemas respiratórios.

Assim, é bom ficar sempre atento se a superfície da batata doce não está tomada por esse mofo antes de ser consumida.

2) Feijão roxo

alimentos-9

O feijão roxo pode não tão comum assim no Brasil, mas também não deixa de ser utilizado em alguns pratos. No entanto, é preciso ter muito cuidado na hora de prepará-lo.

O motivo é que esse tipo de feijão possui uma toxina natural chamada fito-hematoglutinina, que também é encontrada em outros legumes. Ela pode causar vômitos e diarreia e causar até mesmo hospitalização.

As quantidades dessa substância são maiores quando o feijão está cru, então é preciso deixá-lo na água por algumas horas e cozinhá-lo bem antes de ser consumido.

1) Codorna

alimentos-10

A codorna não costuma ser muito consumida aqui no brasil, com a exceção de seus ovos. Mas se você acabar comendo a carne dessa ave, torça para que ela não tenha se alimentado de forma inadequada durante sua vida.

As codornas costumam se alimentar de uma planta chamada cicuta, que é venenosa, mas que não causa efeitos adversos nessas aves. No entanto, não temos essa mesma sorte. Por conta disso, muita gente acaba passando mal quando come codorna.

Alguns sintomas desse problema envolvem problemas musculares, vômitos e dores pelo corpo. E em casos mais severos, pode até causar a morte.

Fonte: Listverse

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com