10 empresas famosas que possuem origens inesperadas

0

Nem seria preciso dizer que quando escutamos falar de alguma marca ou companhia, nós a associamos com algum produto e serviço em específico, obviamente. Por exemplo, associamos a Shell com gasolina, a Nokia com celulares e a Nintendo com vídeo games. Mas saiba que essas empresas, bem como várias outras de renome, não começaram nos nichos que trabalham atualmente.

Conheça abaixo 10 empresas famosas que possuem origens inesperadas:

10) Shell

empresasshell

A Royal Dutch Shell, ou apenas Shell, teve início em 1833, quando o comerciante londrino Marcus Samuel começou a importar conchas do extremo oriente, pois elas eram utilizadas para ornamentar interiores. Em 1886, já no controle dos filhos de Marcus, Sam e Marcus Jr., a Shell também começou a importar arroz, seda, cobre e produtos chineses. Eles também exportavam máquinas e produtos têxteis para o Japão e o extremo oriente, e em troca recebiam trigo, açúcar e farinha.

Depois, os irmãos se interessaram em combustíveis, e se transformaram na primeira empresa a transporta-los em caminhões tanque. Nessa época, gasolina e outros itens do tipo eram carregados em barris, e utilizar caminhões tanque foi uma ótima ideia, pois mais combustíveis poderiam ser carregados de uma vez, diminuiu vazamentos e eram vendidos a um preço mais barato.

Em 1897, os irmãos mudaram o nome da empresa para Shell Transport and Trading Company, e logo expandiram suas operações para o extremo oriente, e se tornou rival da Royal Dutch. Mas em 1903, elas juntaram forças e se tornaram a Asiatic Petroleum, para concorrer contra a já estabelecida Standard Oil.

Em 1907, a companhia mudou de nome, e se transformou na Royal Dutch Shell, e o nome permanece até hoje. Sua famosa logomarca, que retrata a concha de uma Vieira, foi adotada em 1904.

9) Samsung

empresassamsung

Em março de 1938, Lee Byung-chul, com um capital de apenas 27 dólares, abriu uma mercearia e uma pequena empresa em Taegu, na então Coreia. O nome da empresa era Samsung, e atuava no ramo de importação e exportação de peixes secos, vegetais e macarrão. Depois, se tornou uma refinaria de açúcar, seguros, segurança e têxteis.

Em 1960, a empresa decidiu começar a mexer com eletrônicos, e abriu diversas subsidiárias para produzir televisões, micro-ondas, telefones, quadros de distribuição para telefones, máquinas de fax, máquinas de lavar, e celulares. Em 1987, a Samsung foi dividida em quatro grandes grupos: um era responsável por eletrônicos, construção, engenharia e tecnologia, enquanto que os demais trabalhavam com varejo, alimentos, química, logística e entretenimento.

Em 1993, a Samsung vendeu algumas de suas subsidiárias para focar apenas em eletrônicos, engenharia e química. Atualmente, ela é um conglomerado de 80 empresas, que trabalham com eletrônicos, telecomunicações, construção civil e naval, medicina e finanças.

8) Nokia

empresasnokia

A história da Nokia começou em 1865, quando o engenheiro Fredik Idestam abriu uma empresa de moinho de papel na cidade de Tampere, na Finlândia. Seis anos depois, ele abriu outra empresa semelhante na beira do rio Nokianvirta, o que o fez chamar sua nova companhia de Nokia Ab.

Com o tempo, a Nokia Ab entrou para o ramo de geração de eletricidade, foi adquirida pela Finnish Rubber Works, que depois foi comprada pela Finnish Cable em 1922. As três empresas eram companhias distintas até 1967, quando se juntaram para formar a Nokia Corporation, que produzia papel higiênico, pneus para carros, bicicletas e computadores.

A Nokia entrou para o ramo de telefones celulares em 1979, em parceria com a empresa Salora, e desenvolveram o primeiro telefone para carros. A Nokia comprou a Salora em 1984, e três anos depois, lançou o Mobira Cityman 900, o primeiro celular do mundo.

1988, a Nokia foi dividida em seis subsidiárias, que trabalhavam com telecomunicações, dados, eletrônicos, cabos, maquinário e celulares. Durante a década de 90, a empresa vendeu todas elas, exceto a Nokia Mobile Phones, e desde então é exclusivamente uma empresa que desenvolve celulares.

7) Nintendo

empresasnintendo

A Nintendo foi fundada em 1889. Ela era conhecida como Nintendo Koppai, e produzia cartas hanafuda, utilizadas em diversos jogos. Elas se tornaram populares no Japão, até mesmo dentro da Yakuza, a máfia japonesa.

Só que a Nintendo logo se tornou cética com o futuro das cartas hanafuda, e decidiu investir em outros projetos para gerar mais receitas. A empresa já chegou a lançar uma espécie de motel, com quartos sem janelas. Isso sem contar taxis, arroz instantâneo e aspiradores de pó. Nenhuma das empreitadas fez sucesso.

A indústria das cartas hanafuda logo se tornou saturada, como a empresa sabiamente previu, e a Nintendo quase entrou em falência. Ela só foi salva por conta do Ultra Hand, um brinquedo que funcionava como uma espécie de garra, que era acoplada ao braço das pessoas.

A Nintendo voltou suas atenções para a indústria dos games quando se tornou a distribuidora, no Japão, do Magnavox Oddysey, o primeiro vídeo game do mundo. Em 1983, a empresa lançou o seu próprio console, chamado de Family Computer (Famicom), que foi relançado no ocidente como Nintendo Entertainment System (o famoso NES)

6) Toyota

empresastoyota

A Toyota foi fundada pelo engenheiro japonês Sakichi Toyoda, que criou a primeira máquina mecanizada de tecelagem do Japão, em 1897. Em 1918, ele criou a Toyoda Spinning and Weaving, para assim ter uma linha de produção de suas máquinas.

Em 1927, ele começou a produção da máquina de tecelagem G-Type, que poderia ser operada por apenas uma pessoa. Dois anos depois, vendeu a patente em diversos países, excluindo o Japão, China e Estados Unidos, para os britânicos irmãos Platt por 100 mil ienes (a moeda japonesa). Ele deu o dinheiro para seu filho Kiichiro, que o investiu em pesquisa para automóveis.

A empresa criou seu primeiro carro, que possuía partes da Crysler, Ford e Chevrolet, em 1935. O primeiro caminhão foi lançado no mesmo ano, e um ano depois, mudou seu nome para Toyota, para facilitar a pronúncia.

A divisão automobilística era parte da divisão que produzia as máquinas de tecelagem, mas foram separadas em 1937. A empresa que produz as máquinas ainda permanece em funcionamento, e atualmente também fabrica compressores de ar condicionado, empilhadeiras e os motores dos veículos da Toyota.

5) Wrigley

empresaswrigley

Famosa por seus chicletes, a Wrigley foi fundada por William Wrigley Jr. em 1909. Antes disso, ele trabalhava como vendedor na empresa de sabão de seu pai. Wrigley Jr. costumava dar guarda-chuvas grátis para quem comprasse seu sabão, mas eles eram de péssima qualidade, então começou a oferecer fermento em pó. O item começou a se tornar mais popular que o próprio sabão, então ele começou a trabalhar com fermento em pó.

Wrigley Jr. não queria dar sabão grátis para quem comprasse seu fermento em pó, então começou a dar chicletes. E da mesma forma que aconteceu anteriormente, eles logo se tornaram mais populares que o fermento. Wrigley viu aí a chance de começar um negócio, e em 1909, comprou a Zeno Manufacturing, a empresa que lhe fornecia os chicletes, e que se transformou na Wm Wrigley Jr. Company.

4) Peugeot

empresaspeugeot

Em 1810, os irmãos Jean-Pierre e Jean-Frederic Peugeot transformaram seu moinho de trigo em uma empresa que produzia lâminas de aço e moedores de café e pimenta. Esses produtos inspiraram sua famosa logo do leão com a mandíbula aberta, pois era uma forma de simbolizar a força de seus moedores. Logo depois, começaram a produzir crinolinas (estrutura para dar sustentação aos vestidos da época), guarda-chuvas, rodas, bicicletas e posteriormente, veículos.

A Peugeot fez sua primeira bicicleta em 1882, e seu primeiro carro (que tinha três rodas) em 1889. Com o tempo, a empresa se dividiu em duas: uma produzia ferramentas, enquanto que a outra era voltada para a produção de carros e bicicletas. As duas de juntaram no início do século passado para focar exclusivamente no mercado de carros e bicicletas.

3) Suzuki

empresassuzuki

Michio Suzuki fundou a Suzuki em 1909. Como a Toyota, começou como uma empresa que fazia máquinas de tecelagem. Em 1920, com o sucesso do negócio, a companhia decidiu entrar no mercado automobilístico.

A Suzuki fez seu primeiro protótipo de carro em 1937, e lançou seu primeiro veículo quatro anos depois. Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo japonês pediu para a empresa produzir apenas material de guerra, e voltou a fabricar apenas máquinas de tecelagem após o término do conflito.

Só que o ramo das máquinas de tecelagem quebrou em 1951, e Michio Suzuki, que estava prestes a ir à falência, voltou a produzir carros. Em 1952, ele lançou uma bicicleta motorizada, que fez tanto sucesso que o governo japonês criou subsidiárias para produzir mais bicicletas e motos. Essa foi a base da Suzuki Motor Company, que se separou da empresa de tecelagem em 1954.

2) Hasbro

empresashasbro

A Hasbro, que é a segunda maior produtora de brinquedos do mundo, atrás apenas da Mattel, foi fundada em 1923, pelos irmãos Hassenfeld. Ela levava o nome dos dois, e vendia sobras de tecido. Depois, começaram a usar as sobras para fazer capas para estojos, que vendiam juntos de seus lápis.

Em 1930, seus fornecedores aumentaram o preço de seus lápis e começaram a vender estojos por preços baixos. Para não perderem seu negócio, os irmãos Hassenfeld começaram a produzir seus próprios lápis, e posteriormente, brinquedos, que eles consideravam suprimentos de escola.

Em 1968, eles mudaram o nome da empresa para Hasbro Industries, e fragmentaram a companhia. Uma fabricava brinquedos, enquanto que a outra produzia lápis. Só que havia uma pequena rixa entre elas, já que a divisão de brinquedos trazia mais lucro. A Hasbro também tentou entrar no mercado de berçários e utensílios de cozinha, mas não deu certo. Então, optaram por vender a divisão que produzia lápis, e concentraram suas forças na fabricação de brinquedos.

1) 3M

empresas3m

Em 1902, cinco empreendedores fundaram o conglomerado 3M na cidade de Two Harbors, no estado de Minnesota, nos EUA. Eles fundaram a companhia para mineirar Coríndon ou Corumdum, e transforma-lo em lixa de papel.

Só que os empresários logo descobriram que o suposto mineral não era o Coríndon, mas sim uma rocha sem valor algum. Destemidos, decidiram importar outro mineral, que resultou em um produto de baixa qualidade. Em 1905, prestes a ir a falência, os empresários Edgar Ober e Lucius Pond Ordway injetaram 25 mil dólares na empresa, e em troca, se tornaram donos de 60% da 3M.

Assim, os investidores originais conseguiram melhorar e expandir o negócio de lixa de papel, e logo começaram a produzir fitas para pintura, papel celofane, papéis post-it e disquetes. O novo negócio se tornou um sucesso, e atualmente a 3M é ativa em diversos ramos, que inclui comunicações, material de escritório, produtos de assistência médica, segurança e transporte.

Fonte: Listverse
DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com