10 fatos assustadores e perturbadores sobre o Facebook

0

Desde que Edward Snowden revelou dados extremamente sigilosos para o mundo, a população ficou com um pé atrás em relação a empresas como Facebook e o Google. A rede social, em especial, chega a coletar 500 terabytes por dia de dados divulgados por seus usuários, o que chega a ser assustador.

E outra pergunta surge com tal fato: o que eles fazem com tantas informações em mãos? Bem, tenha em mente que o Facebook pode fazer coisas inimagináveis ou até mesmo perturbadoras e assustadoras, dependendo do seu ponto de vista.

Confira abaixo 10 fatos assustadores e perturbadores sobre o Facebook:

10) Reconhecimento facial

facebook-fatos1

Quando um amigo te marca em uma foto no Facebook, essa informação é adicionada para o imenso banco de dados da rede social. A rede social possui bots que andam por todas essa informações para tentar encontrar um padrão para sua face.

O algoritmo utilizado pelo Facebook é tão bom que ele possui uma precisão de 98%. A cada novo foto postada, ele fica melhor em reconhecer sua face. A questão agora é quanto tempo que irá levar até que o Facebook leve essas informações para comerciantes e varejistas. Se você assistiu ao filme Minority Report, há uma cena em que o protagonista, vivido por Tom Cruise, está em uma loja e o manequim muda suas roupas baseado no que sabe a respeito dele.

  As 5 atrações de parques de diversões mais insanas do mundo

9) O Facebook sabe aonde você está em qualquer momento

facebook-fatos2

Se você possui o aplicativo do Facebook Messenger, são enormes as chances da rede social saber exatamente aonde você está. Não seria uma coisa ruim se apenas o Facebook soubesse a respeito do local em que você se encontra. Mas e outras pessoas? Elas também poderiam saber sua localização?

Um programador investigou e criou um plugin para o navegador Chrome chamado Mapa do Maroto. O nome é referência ao objeto de mesmo nome da série Harry Potter, que permite ver o local em que qualquer pessoa se encontra em Hogwarts. O Mapa do Maroto, nesse caso, é capaz de dar as coordenadas exatas de seus amigos que usaram o messenger recentemente.

Em resposta, o Facebook desativou o compartilhamento de locais do aplicativo do Messenger. Mas isso não significa que não estão coletando seus dados.

8) Usar o Facebook te faz sentir pior

facebook-fatos3

Quanto mais você usa o Facebook, mais você se sente pior. O uso constante das redes sociais, segundo diversos estudos, podem causar diversos problemas, como a diminuição de relacionamentos reais, aumento do comportamento sedentário e baixa autoestima. Uma pesquisa da Universidade de Yale, nos EUA, mostrou que a rede social possui um impacto substancial na saúde mental. Foram detectadas diminuições nas saúdes física e mental e na satisfação da vida.

  Osama Bin Laden tinha vídeos brasileiros e bem inusitados em seu computador

São dois motivos, em especial, que causam esse impacto: o primeiro é que as pessoas apenas comentam o lado bom de suas vidas e omitem seus problemas. O segundo é que as pessoas costumam se sentir pior quando comparam seu perfil com o dos outros.

7) “Bolha de filtro”

facebook-fatos4

Após a eleição de Donald Trump e a recente crise do Brexit, as pessoas começaram a acusar o Facebook e o Google de promoverem as chamadas “fake news”. Essa evidência foi tão forte que até o CEO e criador do Facebook, Mark Zuckerberg, teve de fazer uma promessa de filtrar sites que publicassem esse tipo de notícia e avisar os usuários para não acreditarem em tudo que liam na rede.

Por mais que esse realmente fosse um problema, outro fator não foi levado em conta: a chamada “bolha de filtro” do Facebook.

O grande objetivo da rede social é fazer você gastar seu tempo nela. Então, o Facebook faz de tudo pra selecionar coisas que você gostaria de ver. O problema é que se, por exemplo, você for de esquerda, você jamais verá conteúdo que mostre aspectos positivos da direita, e vice-versa. Essa “bolha de filtro” é responsável por passar a impressão de que seu partido político é popular, mesmo que ele não goze de grande popularidade.

6) O Facebook influencia, negativamente, pessoas com problemas alimentares

facebook-fatos5

Um pequeno estudo feito com 84 universitárias da Universidade do Estado da Flórida mostrou que aquelas que usavam mais o Facebook tinham mais problemas alimentares. Outra pesquisa da American University, de Washington, mostrou que garotas que gostam de examinar fotos das demais na rede possuem mais propensão de estarem insatisfeitas com seu corpo.

  5 recordes de comidas gigantes

Esse é um problema que comprova o que foi dito no item 8: o Facebook te faz sentir pior.

5) Pessoas solitárias se sentem ainda mais sozinhas

facebook-fatos6

Sudeepta Varma, psiquiatra da Universidade de Nova Iroque, disse que o Facebook tenta manter as pessoas informadas sobre o que os outros estão fazendo. Mas também te faz lembrar o que você não é capaz de fazer, o que pode fazer qualquer pessoa se sentir mais solitária. Essa foi a conclusão de um estudo feito com 82 jovens adultos que eram usuários ativos do Facebook.

E para piorar, essa pesquisa foi realizada em um período de apenas duas semanas.

4) O Facebook sabe muito mais de você do que você imagina

facebook-fatos7

O feed de notícias do Facebook é feito para te manter engajado o máximo possível. Durante esse período, a rede social constrói uma complexa e envolvente compilação de informações de seus usuários. O Facebook cria um perfil usando uma análise preditiva, o que permite descobrir se a pessoa é suscetível a anúncios, preferências políticas e até o que você prefere pagar com dinheiro ou cartão de crédito.

Eles até conseguem prever a sua inteligência, baseado nos conteúdos que você curte. Caso você queira ter uma ideia de tudo que você fez na rede social, basta apenas baixar o plugin Data Selfie para o Google Chrome.

  Grupo de estudo sobre comunismo é alvo de investigação em Minas Gerais

3) O Facebook pratica censura política

facebook-fatos8

Apesar do Facebook querer garantir a existência de uma sociedade que é aberta e livre, a rede também vai ao contrário desse ponto por apoiar censura política a nível de estado. Por exemplo, uma página que anunciava um protesto na Rússia foi bloqueada após ordens diretas do governo russo.

A rede social até já chegou a censurar uma sátira política por conta da reclamação de uma agência governamental do Reino Unido.

2) O Facebook vende seus dados na maior felicidade

facebook-fatos9

Se você já não achasse ruim o fato do Facebook praticar censura política, saiba que a rede social também tem o hábito de vender informações de seus usuários. Recentemente, a Mastercard comprou dados do Facebook que tinham informações sobre os hábitos dos usuários para vendê-los a bancos. A intenção é juntar os dados do Facebook com os seus para que possa melhorar suas vendas online.

Sim, você deve imaginar que a Mastercard é uma grande empresa e pagou muito para ter esses dados. Mas boatos afirmam que um homem chegou a pagar apenas 5 dólares para ter as informações de mais de um milhão de usuários da rede social.

1) O Facebook sabe até quando você está dormindo

facebook-fatos10

Por meio do aplicativo do Messenger, é possível ver a última vez que um usuário esteve ativo na rede social. Intrigado com isso, um desenvolvedor chamado Soren Louv-Jansen resolveu investigar isso. Ao correlacionar as informações dos usuários com o tempo, ele foi capaz de criar um gráfico com os hábitos de descanso de seus amigos.

  Novo estudo propõe a existência do nono planeta de nosso Sistema Solar

Um hacker chegou a ir adiante e descobriu que é até mesmo possível ver em qual aparelho que a pessoa esteve online pela última vez. É até uma maneira de assustar seus amigos. Apenas não exagere na brincadeira.

Fonte: Listverse

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com