10 filmes famosos e populares que previram o futuro corretamente

0

Sabemos que muitos filmes por aí, especialmente os de ficção, já tentaram prever algumas coisas do futuro e falharam miseravelmente. Enquanto isso, outros conseguiram acertar em cheio e acabam passando a impressão de que alguém voltou no tempo e contou tudo para seus produtores e roteiristas, não é mesmo?

Com isso em mente, confira abaixo 10 filmes populares e famosos que previram o futuro corretamente.

O Show de Truman

futuro-filmes 1

Lançado antes dos reality shows se tornarem uma febre na televisão mundial, O Show de Truman mostrou essa tendência pouco tempo antes dela se tornar popular. O filme retrata a vida de Truman Burbank, um vendedor que, sem o seu consentimento, é a estrela de um programa sobre sua vida que é exibido 24 horas por dia.

Na época do seu lançamento, muita gente, apesar de ter adorado o filme, o considerou fantasioso demais. Mas pouco tempo depois, os reality shows se tornaram populares e O Show de Truman acabou se tornando um pioneiro e referência nesse assunto. Será que tem alguém igual ao Ed Harris que fica monitorando nossas vidas nas redes sociais?

2001: Uma Odisseia no Espaço

futuro-filmes 2

Um dos filmes mais famosos de Stanley Kubrick se tornou uma grande referência no cinema, por todo o impacto que criou na época do seu lançamento e que impressiona quem o assiste até hoje.

2001: Uma Odisseia no Espaço se passa no ano de 2001, como o título deixa bem claro, e ele conseguiu previr algumas coisas que surgiram no futuro (mesmo que alguns anos mais tarde). Por exemplo,  o chamado “NewsPad” lembra bastante um iPad da Apple. Os monitores de televisão lembram bastante os que são vendidos atualmente, sem contar os assistentes que lembram bastante a Siri e a Alexa.

Um aspecto do filme que ainda não se concretizou são as viagens espaciais turísticas, que como sabemos, está dando seus primeiros passos. Realmente, esse é um filme que estava a frente de seu tempo.

Veja também:   Você sabia que a primeira esposa de Einstein era uma física brilhante?

Minority Report – A Nova Lei

futuro-filmes 3

Esse filme, de Steven Spielberg, utilizou conceitos do autor de ficção científica Philip K. Dick e de alguns futuristas, que foram consultados pelo diretor. E ele conseguiu acertar em alguns aspectos, mesmo com o longa se passando no ano de 2054.

Em Minority Report: A Nova Lei, é possível ver o personagem de Tom Cruise interagindo com um enorme monitor diversas vezes, uma tecnologia que já está presente em nossas vidas. Anúncios voltados especificamente para uma pessoa também foram retratados no filme de Steven Spielberg. Já a tecnologia de escaneamento de iris, apesar de estar dando seus primeiros passos, também começa a fazer parte de nossas vidas.

Só ainda estamos muito longe de conseguir prever crimes da mesma forma que Minority Report retratou.

Mensagem para Você

futuro-filmes 4

Essa comédia romântica, lançada em 1998, mostrou a troca de e-mails com intuito amoroso. De certa forma, ele já retratou a atual onda de aplicativos de relacionamento que se tornaram uma febre mundial.

Vale lembrar que o filme foi lançado em uma época em que se você queria arrumar um namorado(a), precisava utilizar os métodos convencionais, com olhares e conversas. Mensagem para Você foi apenas uma forma de introduzir algo que se tornaria comum alguns anos depois.

De Volta Para o Futuro 2

futuro-filmes 5

Sabemos que em alguns aspectos, De Volta Para o Futuro erro feio, como carros voadores e hoverboards, mas em outros, acertou na mosca.

Tirando aqueles visuais que misturavam coisas retrô com as mais modernas, o segundo filme da popular trilogia acertou ao mostrar uma espécie de óculos parecido com o Google Glass, pagamentos pelo celular, TVs de tela plana e tablets.

Além disso, o filme quase acertou o fim da seca do Chicago Cubs, equipe da liga de beisebol dos EUA que não ganhava um título desde 1908. A conquista veio no ano seguinte.

Veja também:   10 fatos e curiosidades da sonda InSight, que acaba de pousar em Marte

O Pentelho

futuro-filmes 6

Na década de 90, o ator Jim Carrey estrelou muitas comédias de sucesso, como O Máscara e Debi e Loide. Nessa época, também protagonizou o filme O Pentelho, em que interpretava Chip Douglas, um instalador de TV a cabo perturbado que tentou ficar amigo de um cliente. O filme não foi tão bem recebido assim na época, mas acabou se tornando cult com o passar do tempo. Apesar dos problemas mentais do personagem do ator, ele fez uma previsão certeira do futuro.

Em uma cena, Chip afirma que no entretenimento do futuro, todas as casas dos Estados Unidos irão integrar a televisão, celular e computador em um único aparelho e que as pessoas serão capazes de fazer suas compras sem nem sair de casa. É exatamente o que estamos fazendo hoje em dia.

Inimigo do Estado

futuro-filmes 7

Esse filme de espionagem desagradou muitos agentes da NSA, uma das agências secretas do governo americano, já que eles foram retratados como vilões. Mas ele abordou uma questão que em 1998, muita gente achava uma enorme besteira: o fato de que agências de inteligência podem observar qualquer câmera pelo país ou que conseguem escutar as conversas telefônicas que desejarem.

Em 2013, Edward Snowden vazou uma série de documentos que revelavam que as agências de inteligência dos EUA já realizavam essa patrulha constante dos cidadãos americanos. Em um deles, o homem revelou que a NSA monitorava a atividade cibernética de muitos cidadãos americanos desde 2001.

Hoje, olhamos para Inimigo do Estado e vemos como que o filme não exagerou nem um pouco nessa questão.

Jogos de Guerra

futuro-filmes 8

Em Jogos de Guerra, de 1983, um jovem Matthew Broderick interpreta um hacker que consegue se conectar a um computador militar e acaba começando um jogo que quase causa a Terceira Guerra Mundial.

Veja também:   Mosquito da leishmaniose prefere se alimentar de maconha, diz estudo

O simples fato de que o personagem conseguiu invadir um sistema de computador já mostra como o longa previu uma modalidade de crime que se tornou muito comum mundo afora. E ainda vale lembrar que em 1983, isso era algo exclusivo da ficção científica, já que a World Wide Web sequer existia nessa época.

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

futuro-filmes 9

Jim Carrey parece um cara destinado a fazer previsões certeiras do futuro, pois essa já é sua terceira aparição na lista.

Em Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, Carrey interpreta um homem que acabou de terminar um namoro e decide passar por um procedimento para esquecer suas memórias do relacionamento.

Você deve estar se perguntado o que o filme acertou nesse caso. No início de 2017, uma equipe de cientistas da Universidade de Toronto conseguiu apagar memórias traumáticas da mente de ratos. E como nossa tecnologia só evoluiu com o passar do tempo, não é besteira imaginar que isso pode ser utilizado em seres humanos um dia.

Network – Rede de Intrigas

futuro-filmes 10

Lançado em 1976, Network – Rede de Intrigas foi um filme que já abordou os problemas do corporativismo e a influêcia da divulgação de notícias na televisão e como elas são voltadas para a busca de lucro.

No filme, o âncora de um jornal, Howard Beale, descobre que será demitido, e ao vivo, anuncia que irá se suicidar na TV, o que fez os executivos desistirem de sua demissão e darem ao jornalista um programa que se tornou bastante popular, onde ele continuava a mostrar algumas de suas loucuras.

Na época, isso não era nada comum, mas sabemos que hoje em dia, a televisão está cheia de programas semelhantes ao que foi retratado no filme.

Fonte: Grunge



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com