10 transtornos mentais estranhos que poucos conhecem

1

Quando abordamos o assunto transtornos mentais, logo pensamos em problemas considerados comuns, como a esquizofrenia e o transtorno obsessivo compulsivo. Mas você sabia que existem uma série de distúrbios estranhos e bizarros por aí que poucas pessoas conhecem, como a Síndrome de Jerusalém e a Paramnésia Reduplicativa.

Se você quer entender mais sobre esses dois problemas, confira abaixo 10 transtornos mentais estranhos e pouco conhecidos.

10) Síndrome de Jerusalém

transtornos mentais-1

A Síndrome de Jerusalém é um transtorno mental que afeta turistas que visitam a cidade de Jerusalém. Eles acreditam ter se tornado personagens bíblicos ou que estão afiliados com Jesus Cristo.

Por exemplo, uma mulher irlandesa foi até o hospital após afirmar que estava prestar a dar à luz ao menino Jesus, mesmo sem estar grávida. Já um canadense disse que era Sansão e tentou destruir um muro do local. E um homem austríaco pediu ao hotel em que estava que lhe servisse a Última Ceia.

Por incrível que pareça, essa síndrome afeta quase 50% dos turistas que visitam Jerusalém, mas são poucos os casos documentados.

9) Síndrome de Stendhal

transtornos mentais-2

Um dos transtornos mentais mais curiosos dessa lista é a Síndrome de Stendhal, uma desordem que afeta pessoas que estão visitando exposições de arte. Seus portadores ficam tão perplexos com a beleza desses locais que logo exibem os sintomas, como taquicardia, tonturas e confusão.

Algumas pessoas começam a se portar como lunáticos, começam a ter alucinações e até mesmo desmaiam. Alguns casos são tão severos que basta apenas a pessoa estar em um ambiente considerado bonito para apresentar esses sintomas.

A síndrome foi relatada pela primeira vez em 1817, em um livro do autor Henri-Marie Beyle, que exibiu os sintomas enquanto conhecia os afrescos de uma catedral em Florença, na Itália. Ele usava o pseudônimo Stendhal, o que explica o nome do transtorno.

8) Ilusão de Fregoli

transtornos mentais-3

A Ilusão de Fregoli é um transtorno mental no qual seu portador acredita que outras pessoas diferentes são a mesma pessoa e que elas estão apenas disfarçadas.

A desordem recebeu esse nome por conta de Leopoldo Fregoli, um ator italiano conhecido por suas imitações. Ela foi descoberta pela primeira vez em uma paciente anônima que acreditava que todas as pessoas se tratavam das atrizes Sarah Bernhardt e Robine. Ela estava tão convencida que atacou um estranho que acreditava se tratar de Robine.

Esse é um dos transtornos mentais mais difíceis de se tratar, já que é muito complicado fazer seus portadores mudarem de ideia.

7) Licantropia Clínica

transtornos mentais-4

A Licantropia Clínica é um transtorno mental em que as pessoas acreditam estar se transformando em animais, especialmente lobos. Os seus portadores começam a grunhir e usam os dedos como se fossem garras. Eles chegam a afirmar que veem qualquer bicho no reflexo do espelho.

O primeiro caso foi registrado em 1852, quando um homem acreditou ter se transformado em lobisomem. Ele queria apenas comer carne crua e ela tinha estivesse apodrecida, por exemplo.

Ao menos, esse é um distúrbio muito raro. Dentro da medicina, existem apenas 13 casos de pessoas que alegaram ter se transformado em lobos desde 1850. No entanto, existe a possibilidade do problema ser confundido com esquizofrenia e transtornos bipolares.

6) Síndrome de Cotard

transtornos mentais-5

A Síndrome de Cotard é um distúrbio que faz com que seus portadores acreditem que estão mortos. Eles chegam a afirmar que não estão no controle de seus corpos e que eles estão em decomposição. Em outros casos, há quem até diga que está vivo, mas que algumas partes do corpo estão mortas ou nem existem.

Acredita-se que a Síndrome de Cotard é causado por alguma incidente traumático como um acidente ou um desmaio. E os portadores pensam que não podem morrer de novo, pois dizem que já estão mortos. Ela foi observada pela primeira vez em uma mulher francesa em 1880, que é essa que está na foto acima.

Denominada Mademoiselle X (“Senhorita X”), ela acabou morrendo de fome, após se recusar a comer por acreditar que não tinha estômago, torso ou sistema nervoso.

5) Folie à Deux

transtornos mentais-6

Folie à Deux (ou “Loucura de Dois”, em tradução do francês) é um transtorno em que as desilusões de uma pessoa acabam passando para outras. Ela também pode ser chamada de Folie à Trois se afetar três pessoas ou até mesmo Folie en Famille, se afetar uma família por completo.

O problema foi visto pela primeira vez no século 19, após um casal acreditar que alguém entrava em sua casa e roubava seus sapatos. Eles acreditaram tanto na história que realmente ficaram convencidos de que alguém fazia isso.

Em outro caso, três irmãs acreditaram que partes da Bíblia estavam erradas e que Deus queria que elas morassem na casa de outra pessoa. Tanto que foram presas após vandalizar uma residência alheia.

4) Paramnésia reduplicativa

transtornos mentais-7

Um dos transtornos mentais mais raros dessa lista, a Paramnésia Reduplicativa faz com que seus portadores pensem que sua casa ou qualquer construção foi clonada. Há até quem diga que o hospital em que está fazendo tratamento se trata de sua casa disfarçada.

Em alguns casos, as vítimas do problema apenas acreditam que foram levadas de suas casas para algum local qualquer. Uma mulher já chegou a até mesmo dizer que os móveis de sua residência foram levados para o hospital em que estava, por exemplo.

3) Síndrome de Munchausen

transtornos mentais-8

A Síndrome de Munchasen é um transtorno no qual as pessoas fingem estar doentes e em alguns casos, os portadores podem chegar a certos limites para provar aos outros que não estão bem, como misturar sangue na urina ou esquentar um termômetro para fingir uma febre.

E não para por aí. Existem relatos de pessoas que se machucaram de propósito ou fizeram cirurgias sem necessidade. E nem elas mesmas sabem explicar o por quê desse comportamento e nem como pará-lo.

Há também uma versão alternativa, em que o portador diz a outras pessoas que elas estão doentes.

2) Parasitose Delirante

transtornos mentais-9

Um dos transtornos mentais mais extremos da lista é a Parasitose Delirante, em que uma pessoa acredita que sua pele está infectada com parasitas e animais como pulgas, piolhos, vermes e aranhas.

As vítimas costumam coçar tanto a pele que acabam causando ferimentos. Em casos mais extremos, chegam a usar substâncias perigosas na pele e tiram amostras dela para apresentá-la aos médicos.

A Parasitose Delirante é mais comum em idosos e mulheres. Acredita-se que ela é resultado de problemas de ansiedade, e em casos mais raros, esquizofrenia e transtorno obsessivo compulsivo.

1) Transtorno de Despersonalização/Desrealização

transtornos mentais-10

Para concluir essa lista de transtornos mentais pouco conhecidos, vamos falar do Transtorno de Despersonalização ou Desrealização. Os seus portadores acreditam que estão fora de seus corpos ou que as coisas ao seu redor não existem.

As vítimas do problemas afirmam que flutuam acima de seus corpos, que se consideram mais robôs do que seres humanos por não terem controle de suas ações e que partes do corpo são maiores ou menores do que aparentam ser.

Esse transtorno é mais comum em pessoas que passaram por alguma experiência traumática e ela pode durar de horas até meses. Elas também costumam ter muitos problemas de relacionamento, já que estão mais preocupadas com essa suposta não existência do que com sua família e amigos.

Fonte: Listverse



Veja também:   Por que é impossível obter energia infinita? Entenda

Discussion1 Comentário

  1. Essa de Jerusalém tem muito aqui no Brasil , a religião veio de Portugal junto com a igreja católica e um monte de bestão , acha que o nome de Jesus e ywhesuin sei lá como se inscreve e acha que tem algo a ver com EUA e Israel , parecem até serem loucos …

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com