Afinal, feriado 1º de maio é dia do trabalho ou do trabalhador?

0

O dia 1º de maio é popularmente chamado como Dia do Trabalho, mas na verdade trata-se de um feriado voltado ao trabalhador.

Segundo especialistas, a data é uma comemoração internacional em que se comemora os direitos conquistados pelos trabalhadores Brasil afora. Em muitos países, é considerado um feriado, no caso do Brasil, o registro oficial do feriado nacional aconteceu em 1924.

Historicamente, as primeiras manifestações de trabalhadores começaram em 1886, quando funcionários norte-americanos realizaram diferentes manifestações para exigir redução de carga horária de trabalho – que girava em torno de 16 horas por dia.

A primeira menção ao primeiro de maio no Brasil começou em 1890, após a proclamação da República e em meio a um processo de desenvolvimento industrial. Mas o movimento dos trabalhadores no país só ocorreu em 1917, quando os trabalhadores paulistas protagonizaram uma das maiores greves gerais.

Dia do Trabalho? Origem do 1º de Maio

Cerca de 300 mil trabalhadores dos EUA reivindicaram redução de jornada de trabalho com o slogan (traduzido) “Diária de oito horas sem redução no pagamento”.

Após quatro dias, manifestantes de Chicago se reuniam para o mesmo fim, mas foram confrontados pela polícia, gerando mortes durante o conflito. As autoridades confrontaram também lideres sindicais e dentre 8, sete foram condenados a pena de morte em 1887.

Somente em 1893, um governador concedeu perdão aos sobreviventes da revolta por crer que o julgamento foi mal conduzido pelas autoridades locais.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com