Há 155 anos, era inaugurada a Rua 25 de Março, no centro de São Paulo

0

O dia 25 de março é lembrado principalmente por ser o nome de uma das ruas mais importantes da cidade de São Paulo.

Ela foi inaugurada há 155 anos. Famosa por ser o maior centro de comércio popular não só da capital paulista, mas também de todo o país, a Rua 25 de Março era muito diferente na época de sua fundação, ainda durante o século XIX.

Em um dia comum, a Rua 25 de Março chega a receber 500 mil pessoas, número que pode mais do que dobrar em épocas de datas comemorativas como Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Namorados.

Em São Paulo, a máxima é levada como regra por todos: se você quer comprar alguma coisa que não existe na 25 de Março, provavelmente você não vai encontra-la em qualquer outro lugar do país.

Desde o século XIX, toda a região central da cidade, onde fica a 25, já era um concorrido polo comercial. Naquela época, ela era chamada de Rua de Baixo, mas teve seu nome alterado em 1865 em homenagem à data em que foi promulgada a primeira Constituição Brasileira, no ano de 1824.

A região em volta da 25 de Março era, no século XIX e antes, uma região portuária, por mais estranho que isso possa parecer quando olhamos a São Paulo atual.

As mercadorias eram entregues de barco, através dos rios Anhangabaú e Tamanduateí, hoje canalizados. Outra rua da região, a Ladeira Porto Geral, confirma o passado portuário da região.

A fama do bom preço

Com os rios em pleno funcionamento, não era raro que enchentes provocassem grandes prejuízos aos mercadores da então Rua de Baixo, atual 25.

Por isso, desde aquela época a região ganhou fama de ter bons preços nos mais diversos itens, algo que acabou se tornando uma tradição.

Outro detalhe interessante é que, no século XIX, prevaleciam os comerciantes de origem árabe e turca, que imigravam para São Paulo em busca de melhores condições de vida.

Ainda hoje, o local possui grandes lojas operadas hoje por descendentes desses povos, que sempre foram muito bem-sucedidos na área do comércio.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com