5 fatos sobre a clonagem que você precisa saber

1

Será que um dia seremos capazes de fazer a clonagem de todos os tipos de animais? Ou, o mais importante: será que seremos capazes de clonar a nós mesmos, humanos?

Nesta lista, separamos para você os 5 fatos mais interessantes sobre a fascinante e assustadora fronteira científica da clonagem genética.

5. A ovelha Dolly fez história

ovelha-dolly

Dolly foi o primeiro mamífero clonado a partir de células adultas. Pesquisadores escoceses fundiram uma célula somática das glândulas mamárias de uma ovelha adulta com óvulos não fertilizados de outra ovelha.

Após esse processo, o embrião clonado foi implantado em uma nova ovelha. Parece simples, mas foram 277 tentativas até que Dolly viesse ao mundo.

A ovelha Dolly provou que, com as células certas, os cientistas poderiam clonar com sucesso um mamífero adulto. Infelizmente, Dolly só viveu por seis anos, mas seu legado será eterno.

4. Há esperança na clonagem de animais extintos

mamute-sibéria

A clonagem de animais extintos seria uma das maiores descobertas da história da genética. Cientistas tem trabalhando para clonar um mamute-lanoso com amostras de tecidos de uma carcaça bem preservada, encontrada na Sibéria.

Acredite ou não, os cientistas já conseguiram clonar um animal extinto anteriormente. O íbex-dos-pirenéus, espécie parecida com um “bode”, estava extinto desde dos anos 2000. Usando células congeladas do íbex, os cientistas tentaram a mesma técnica usada para clonar a ovelha Dolly, usando uma mãe de aluguel de uma espécie semelhante ao Íbex.

  Conheça as 23 diretrizes para evitar o apocalipse das máquinas

O processo foi qualificado como um sucesso, mesmo com a morte do clone minutos após o nascimento, devido a deficiências pulmonares. O experimento pode não ter terminado bem, mas mostrou que há esperança para espécies em extinção.

3. Um laboratório sul-coreano faz a clonagem de animais de estimação

cachorro-campo

Caso o seu cachorro ou gato tenha morrido e você queira uma cópia do mesmo, você precisará apenas obter amostras de tecido e enviá-las para Seul, na Coreia do Sul, para que o laboratório Sooam Biotech possa fazer a clonagem do seu querido animal de estimação.

No entanto, todo esse processo custa cerca de US$ 100 mil. Além disso, o clone do seu cão pode ser parecido com o seu antigo, mas não há nenhuma garantia de que ele irá se comportar como o original.

2. O primeiro animal clonado foi um ouriço-do-mar

ouriço-mar

A ovelha pode ter sido o primeiro animal clonado a partir de células adultas, mas, tecnicamente, o primeiro animal a ser clonado foi um ouriço-do-mar, por volta do ano 1880. O biólogo alemão Hans Driesch, fez um experimento com o embrião de um ouriço, dividindo-o em duas células embrionárias. Ele esperava que elas fossem criar duas metades de um ouriço. Em vez disso, ele obteve dois ouriços completos e separadas.

Foi sorte? Na verdade, não. Esta experiência mostrou que cada célula no embrião tem o seu próprio conjunto de instruções genéticas e pode se transformar em um organismo completo, como no caso de gémeos. Alguns argumentam que a experiencia de Driesch não foi uma clonagem e sim uma geminação artificial. Mas isso ainda é discutido nos dias de hoje.

  Veja como um homem falsificou uma das maiores descobertas arqueológicas da história

1. A clonagem humana é considerada totalmente ilegal

clone-humano

Apesar das muitas alegações de alguns pequenos grupos conspiratórios, não há nenhuma prova de que seres humanos estejam sendo clonados. Muitos países e estados fazem uma distinção entre a clonagem para fins reprodutivos e para fins terapêuticos, criando até leis para restringir ou proibir uma ou ambos os tipos de clonagem.

As pessoas estão preocupadas com questões éticas que a clonagem humana levanta. Por exemplo, se você clonar a si mesmo, você poderia retirar órgãos do seu clone quando você precisasse, como no filme “A Ilha“? Ou o mais importante: no geral, o que aconteceria se você clonasse seu clone?



Discussão1 Comentário

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com