5 formas que os hologramas estão revolucionando o mundo

0

Hologramas sempre fascinaram os cientistas e fãs de ficção científica, pela promessa de tudo o que poderiam fazer. Pense na famosa projeção da Princesa Leia em Star Wars; nos desfiles de moda holográficos que aconteceram em Nova York, Hamburgo e Pequim; ou lembre do enorme sucesso da estrela pop artificial Hatsune Miku no Japão.

Tecnicamente, todas essas são representações falsas da holografia – são efeitos cinematográficos especiais, projeções de vídeo na água e fumaça ou uma versão de alta tecnologia de um truque de palco vitoriano chamado “Pepper’s Ghost”.

Mas hologramas são grandes negócios. Sugere-se que até 2020 o mercado de hologramas genuínos de exibição pode chegar a valer US$ 5,5 bilhões (R$ 18 bilhões) – então como eles estão impactando a sociedade? Aqui estão cinco das maneiras mais incríveis que eles estão sendo usados.

1. Mapeamento militar

A inteligência geográfica é uma parte essencial da estratégia militar e imagens holográficas totalmente tridimensionais estão sendo usadas para melhorar o reconhecimento do terreno.

Uma empresa americana entregou mais de 13.000 mapas holográficos tridimensionais de “espaços de batalha” para o exército dos EUA. Isso permite que os soldados vejam o terreno tridimensional, olhem “ao redor” dos cantos e ajudem com o treinamento da missão.

Ser capaz de exibir uma imagem holográfica 3D de um novo terreno oferece claramente vantagens estratégicas, mas essas tecnologias também podem ser usadas por toda a sociedade de uma forma mais ampla. Talvez possamos esperar um mapa 3D flexível do Google no futuro.

2. Armazenamento de informações

Geramos enormes quantidades de dados. A capacidade de armazenamento digital aumenta (e se torna mais barata) a cada ano e temos um desejo insaciável de armazenar nossos dados e mantê-los por toda a vida.

Basta pensar no seu próprio computador e nas centenas de gigabytes de informações que ele pode armazenar, desde fotos de família a vídeos e documentos. Agora considere a chance do seu disco de armazenamento ser corrompido e as enormes perdas envolvidas.

Hologramas também podem ser usados para gravar dados puros, podendo potencialmente armazenar quantidades impensáveis de informação. Não só protótipos dos sistemas conseguem armazenar 4,4 milhões de páginas individuais de informação em um disco semelhante a um DVD, mas também oferecem segurança de longo prazo.

Os pesquisadores têm sugerido as possibilidades de armazenamento de dados holográficos por mais de 50 anos e parece que eles estão se aproximando de um sistema utilizável. De fato, à medida que a computação começa a se basear na luz (fótons), ao invés da eletricidade (elétrons), o armazenamento holográfico passa a ser uma solução de armazenamento mais plausível.

f1d829539d5d6e23f43beb09d4e14d0e[1]

3. Medicina

A holografia também pode revolucionar a medicina, como uma ferramenta para visualizar os dados dos pacientes enquanto se treina estudantes e cirurgiões.

Muitos sistemas médicos geram dados complexos usando tecnologia de imagem avançada, como ressonância magnética (MRI) e ultra-som. Normalmente, essa informação eletrônica é usada para exibir uma imagem plana em uma tela de computador, mas também pode ser usada para produzir imagens holográficas tridimensionais totalmente coloridas e geradas por computador.

Uma empresa na Escócia tem sido bem sucedida em usar este tipo de dados para produzir imagens em 3D para treinamento e exibição. A vantagem aqui, como com todos os hologramas “reais”, é que não são necessários dispositivos especiais de visualização ou óculos. Estudantes e médicos podem simplesmente “olhar”, sem impedimentos, nas imagens tridimensionais.

4. Fraude e segurança

Os hologramas são dispositivos ópticos complexos e difíceis de fabricar, o que lhes confere uma incrível vantagem no mercado de segurança comercial.

Você provavelmente tem um holograma de segurança no bolso nesse momento. Esse adesivo retangular de prata pequeno de uma pomba em seu cartão de crédito é um holograma. Ele exibe uma imagem tridimensional que é visível à medida que você se move de um lado para outro. É muito fácil de fabricar em massa – mas também extremamente difícil de forjar.

Mas isto não é algo que envolve apenas dinheiro. Se você gosta de uma bebida alcoólica e quer ter certeza de que está bebendo o “produto verdadeiro”, enólogos na África do Sul também estão adicionando etiquetas holográfica para suas garrafas para tranquilizar os compradores que contêm vinho vintage em vez de uma falsificação menos deliciosa.

5. Arte

Os artistas se envolveram com a holografia quase no mesmo momento em que ela se tornou um processo prático. No Reino Unido, Margaret Benyon, a “mãe” da holografia criativa britânica, conseguiu acesso a equipamentos de gravação holográficos complexos e caros já em 1968, numa bolsa de artes no departamento de engenharia mecânica da Universidade de Nottingham.

Muito do que ela descobriu lá estabeleceu as bases para seu interesse na discussão crítica sobre o processo e seu uso por artistas. Ela finalmente apresentou uma tese de doutorado, que questionou e investigou a “Arte da Holografia”.

Em todo o mundo, existem artistas pioneiros que usam as oportunidades de gravação tridimensional de hologramas para dobrar e cortar espaço; construir objetos múltiplos, visualmente sólidos, no mesmo volume; combinar coleções de imagens estáticas ou vídeo para produzir animações 3D de obras, e para esculpir a luz pura.

Veja também:   Apollo 11: o que mudou 50 anos após a chegada do homem à Lua

holograms-virtual-reality-and-artificial-intelligence--heres-what-the-future-could-look-like-with-gigabit-internet[1]

Uma grande quantidade de trabalho e pesquisa está silenciosamente acontecendo em laboratórios e estúdios em todo o mundo. As aplicações dos hologramas já estão mudando vidas, salvando vidas e estimulando a discussão criativa e intelectual. O futuro é brilhante – e pode ser holográfico.

Fonte: Phys

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com