É verdade que a rede de celular 5G faz mal para a saúde? Entenda

0

O próximo grande passo da telefonia celular no mundo é a implantação das redes 5G, mas há quem diga que isso será prejudicial para a saúde de todas as pessoas no mundo.

O tema é delicado, mas chega ao nível de teoria da conspiração quando levamos em conta o que é dito por órgãos reguladores desse tipo de tecnologia e mesmo pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O grande temor das pessoas e movimentos contrários a tecnologia do 5G não é exatamente novo: trata-se dos campos eletromagnéticos e da radiação gerada por antenas e outros dispositivos, que poderia afetar a saúde humana.

Essa discussão existe desde que a telefonia celular começou a se popularizar, ainda na década de 90.

De fato, a radiação prejudica a saúde, mas existem níveis totalmente seguros. Há uma Comissão Internacional para Proteção contra Radiação Não Ionizante (ICNIRP, na sigla em inglês), criada em 1992, para regular os níveis de radiação emitidos por diversos tipos de tecnologia.

Essa comissão tem o poder de barrar a disponibilidade de qualquer aparelho que possa ser nocivo para a saúde e até hoje nenhuma tecnologia ligada a redes de telefone celular foi classificada como perigosa.

Os níveis de medição estão centenas de vezes inferiores ao limite de radiação estipulado e nenhum estudo científico mostrou que o uso de celulares ou de redes, como o 5G, é prejudicial para a saúde.

Celulares e saúde

O uso de aparelhos celulares pode sim afetar a saúde, mas não há nenhuma relação com a radiação e campos eletromagnéticos.

Os danos são em sua maioria psicológicos, relacionados ao vício em jogos e redes sociais, entre outras funcionalidades.

Mesmo quando pensamos em danos físicos à saúde, o problema fica no campo da ortopedia, com posturas e lesões musculares.

No entanto, os grupos que são contra a chegada da tecnologia 5G parecem não se preocupar com essas questões, que são cientificamente comprovadas.

A teoria da conspiração as vezes até ultrapassa os limites do eletromagnetismo e radiação, chegando a espionagem entre países e até controle mental de massas.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com