7 animais que são os reis da camuflagem

1

A camuflagem ou mimetismo no mundo animal é quando o animal altera sua aparência para se confundir com o meio ambiente

Este é uma tática de sobrevivência muito usada para se proteger de predadores ou ainda capturar a presa.

Confira 7 animais que são conhecidos por sua camuflagem:

1 – Camaleão

camaleao

Considerado o rei da camuflagem, o camaleão troca de cor para se misturar ao ambiente. Este animal consegue controlar a concentração de pigmento nas células de sua pele.

Essas células em formato de estrela possuem ramificações com microtúbulos que carregam o pigmento do núcleo para as extremidades da pele. Há vários tipos de pigmentos, o que faz com que o animal adote diversas cores.

A mudança de cor ocorre de forma quase instantânea, como por exemplo, quando o animal passa de uma planta verde para outra florida.

A camuflagem é um artifício usado para defesa de território contra um outro macho, para fugir de predadores ou para a captura de presas.

2 – Polvo mímico da Indonésia

polvo-mimico-indonesia

O polvo mímico da Indonésia é capaz de imitar não apenas a forma de outros animais como também os movimentos e comportamentos.

Com cerca de 60 centímetros de comprimento, este polvo é capaz de fazer nove disfarces diferentes, que incluem serpentes e peixes.

Por ser um animal extremamente inteligente, o polvo da Indonésia é tido como um animal único em termo de camuflagem.

3 – Borboleta folha-seca

borboleta-folha-seca

A borboleta folha-seca, além de imitar a cor do ambiente em que vive também se mimetiza para parecer algo que não é. Esta espécie de borboleta consegue perfeitamente imitar uma folha seca e assim passar despercebida de seus predadores.

4 – Coruja

coruja

As corujas conseguem perfeitamente se camuflar em arvores durante o dia e, dessa forma, se esconderem de seus predadores. Para isso, elas utilizam suas penas para misturar ao ambiente e também inflar o próprio corpo para melhor se camuflar.

5 – Bicho-folha

bicho-folha

Como o nome sugere, este inseto pode ser facilmente confundido com uma folha. A camuflagem do bicho-folha chega ao ponto de simular detalhes como folhas roídas ou até mesmo manchadas por fungos.

6 – Lagartixa-satânica-cauda-de-folha

lagartixa-satanica-cauda-de-folha

Também conhecida como lagartixa de Madagascar, este pequeno réptil se camufla para se proteger dos seus vários predadores, como ratos, cobras e pássaros. A camuflagem também ajuda na captura de insetos para a alimentação.

A coloração varia em tons de bege, cinza e marrom, sendo útil para o animal se camuflar entre galhos e folhas.

7 – Raia

raia

Este animal cartilaginoso de rabo em forma de arpão se confunde com a areia, ocasionando com frequência acidentes envolvendo pessoas.

A coloração das raias ajuda na camuflagem e, por isso, elas passam boa parte do dia enterradas, apenas com os olhos para fora.

Discussão1 Comentário

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com