7 fascinantes casos de savants no mundo

0

Paradoxalmente, as mentes mais extraordinárias pertencem às pessoas que possuem sérios problemas mentais e ou motores. Quando na condição de autistas, essas pessoas são conhecidas como savants (sábios em francês), condição raríssima que desafia o entendimento científico sobre a mente humana.

O savantismo, descrito também como síndrome do sábio e síndrome do idiota-prodígio, é manifestado com pessoas que já nasceram com déficit mental e naqueles que sofreram acidentes e tornaram-se incapacitados.

Os savants ou savantistas possuem superpoderes como fazer complexos cálculos matemáticos de cabeça, reproduzir objetos e músicas após o primeiro contato e memória extraordinária.

Conheça esses gênios que intrigam a ciência:

1 – Leslie Lemke – Músico

leslie-lemke

Leslie Lemke (1952-) foi abandonado pela mãe, porque nasceu com graves problemas e precisou ter seus olhos removidos. Felizmente, ele foi adotado por uma enfermeira.

Ele teve dificuldades para aprender a engolir e só aprendeu a andar aos 15 anos. No ano seguinte, mostrou uma extrema capacidade para reproduzir músicas perfeitamente após ouvi-las uma única vez. Realizou concertos ao redor do mundo.

2 – Alonzo Clemons – Artesão

alonzo-clemons

Quando era criança Alonzo Clemons sofreu um acidente que mudou a sua forma de pensar e agir. Tornou-se incapaz de se alimentar e amarrar os cadarços, entretanto desenvolveu a capacidade de esculpir qualquer coisa com extrema perfeição, incluindo fibras musculares. Para isso, ele só precisa ver uma vez o que lhe servirá de inspiração.

3 – Kim Peek – Computador Humano

kim-peek

Kim Peek (1951 – 2009) é conhecido como “Kimputer” devido a sua habilidade de memorização extraordinária. Ele leu mais de 12.000 livros e era capaz de recordar tudo sobre cada um deles. Gastava cerca de 3 segundos para ler duas páginas, cada olho lia uma página.

Ele recordava-se de todas as músicas escutadas e dominava 15 diferentes áreas, de história à esportes. Porém, quando criança os médicos disserem ao pai de Kim para abandoná-lo, pois ele não conseguiria aprender, a sua dificuldade está em realizar atividades motoras básicas.

Kim foi a inspiração para o filme Rain Man, interpretado por Dustin Hoffman que recebeu Oscar de melhor ator pelo seu papel.

4 – Ellen Boudreaux – Sonar Humano

ellen-boudreaux

Ellen Boudreaux (1957-) é cega e autista, mas possui as mesmas habilidades musicais excepcionais de Leslie Lemke.

Além dessas habilidades possui dois outros poderes não usuais. Ela é capaz de precisar as horas e minutos sem nunca ter viso um relógio e sem nunca ter recebido explicações sobre o tempo.

Ela também é capaz de se locomover sem esbarrar em objetos devido a um barulho que emite com a boca, como um sonar humano.

5 – Daniel Paul Tammet – Excepcional/h2>

daniel-paul-tammet

Daniel Paul Tammet (1979-) é o único savant que consegue explicar aos cientistas como é o seu processo mental.

Ele imagina todos os números entre 0 e 10 mil e para cada um cria uma identidade própria. Ao fazer um cálculo, ele aproxima mentalmente as formas criadas e imagina como preencher os espaços vagos. Assim, deduz qual forma se encaixa melhor.

Daniel é autista, possui sinestesia (mistura os sentidos) e quando criança sofria com crises de epilepsia. Hoje, ele é aparentemente normal, mas já relatou em sua autobiografia que ele aprendeu e se esforça para fazer atividades normais, como não ocupar espaços alheios ou a olhar as pessoas nos olhos. É recordista de memorização do Guiness Book por ter recitado 22.514 números pi.

Línguas é outra área em que ele se sobressai, domina 11 idiomas, inclusive o islandês, apontado como difícil até pelos nativos. Além disso, criou o seu próprio idioma e atualmente leciona aulas no método que criou para ensinar línguas.

6 – Jedediah Buxton – Calculadora Humana

jedidiah-buxton

Um dos primeiros registros de savantismo diz respeito ao britânico Jedediah Buxton (1707-1772).

Ele não sabia ler, não entendia de ciência e muito menos de história, entretanto era superdotado na matemática. Tudo o que via associava à números. Seus superpoderes incluíam fazer cálculos mentais com até 39 dígitos e precisar áreas apenas andando por elas.

Buxton ficou conhecido como “Calculadora Humana”.

7 – Mary Temple Grandin – Doutora em Zootecnia

mary-temple-grandin

Mary Temple Grandin (1947-) é uma savant autista e uma renomada professora de zootecnia da Universidade do Colorado (EUA). Ela revolucionou a forma de tratamento racional de animais vivos em fazendas e abatedouros e é referência no manejo pecuário.

Em 2010 ela foi apontada pela revista Times, na categoria Heróis, como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com