A lagarta que se ‘transforma’ em cobra para poder se defender

0

Sabemos que existe uma série de animais que possuem algumas cartas na manga para se defender de possíveis ameaças, como polvos que se disfarçam de rochas ou insetos que conseguem se camuflar entre folhas e galhos. Mas apostamos que você nunca ouviu falar da lagarta que se “transforma” em uma cobra para espantar predadores e até, quem sabe, seres humanos.

Essa lagarta pertence á espécie de mariposas Hemeroplanes triptolemus e pode ser encontrada em florestas da África e Américas Central e do Sul. E sua característica mais curiosa é o seu mecanismo de defesa, que faz com a parte anterior de seu corpo infle em um formato triangular, o que a faz ficar com a aparência de uma pequena cobra.

Além disso, o seu corpo possui algumas manchas que no momento em que ela ativa o mecanismo de defesa, elas realmente ficam parecidas com os olhos de um exemplar do réptil.

E o mais incrível na história desta lagarta é que ela é até mesmo capaz de imitar os movimentos de uma cobra e costuma adotar uma posição em que parece estar prestes a atacar alguma presa.

Claro que é fácil identificar que se trata de uma lagarta ao invés de uma cobra, já que seu corpo é curto demais para algum exemplar do réptil, sem contar o fato de que ele termina de forma abrupta. Mas se você está entre as várias pessoas que se apavoram com cobras, você poderia se assustar facilmente com a Hemeroplanes triptolemus.

Quer saber qual é a aparência desta lagarta sem estar “transformada” em cobra? Confira abaixo.

Veja também:   Um a menos: o coala está declarado funcionalmente extinto

lagarta-1

E abaixo, você a confere após ela realmente se transformar em uma mariposa.

lagarta-2

Esse é mais um exemplo que nos mostra como a natureza é incrível e surpreendente, não é mesmo? O que mais será que ela nos reserva pela frente?



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com