Achamos que somos mais chatos do que realmente somos, mostra estudo

0

Se você costuma sair de uma conversa preocupado por ter feito algum comentário ou ter parecido estranho, fique tranquilo. Um estudo mostrou que nós temos a tendência de achar que somos muito mais chatos do que somos na verdade e ser um pouco estranho, na verdade é bem comum e na maioria das vezes as pessoas não se importam com alguma besteira dita em uma conversa comum.

Um grupo de psicólogos das universidades de Cornell, Yale, Harvard e Essex realizou um estudo a respeito do que eles chamam de “liking gap”, um termo difícil de traduzir para o português, mas que significa basicamente a diferença entre o que nós achamos do que acabamos de dizer e a forma com que a pessoa que ouviu interpretou.

Em outras palavras, sempre que fazemos um comentário estranho em alguma conversa e ficamos pensando coisas como “por que eu disse isso?”, a chance de que a outra pessoa nem notou a estranheza do comentário é muito maior. Os psicólogos afirmam que leva algum tempo em uma conversa para que as pessoas achem o interlocutor “chato”, ou “legal”.

Basicamente, nosso julgamento tende a ser mais duro com as coisas que dizemos do que em relação aos comentários feitos por outros. Se você se sente meio estranho interagindo com as pessoas, saiba que em algum grau, elas sentem a mesma coisa e estão mais preocupadas em não parecerem chatas para você do que analisar aquela piada meio deslocada na conversa.

Exageros

É claro que saber da existência do liking gap não faz com que possamos relaxar totalmente. Alguns comentários devem ser evitados em um primeiro encontro ou em certas situações, mas não deixa de ser interessante saber que a percepção das pessoas sobre nós pode ser tão diferente da nossa própria percepção.

Um exemplo disso é um pouco mais cruel. Outro estudo da mesma área mostrou que, em média, apenas metade das pessoas que você considera como amigas pensam em você da mesma forma. Pense nisso na hora de fazer uma limpeza nos contatos das redes sociais.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com