Acupuntura no tratamento de câncer de mama reacende debate sobre a técnica

0

Um estudo foi conduzido sobre a aplicação de acupuntura para alívio de dores causadas pelo tratamento do câncer de mama. O resultado foi considerado positivo e tem dividido as opiniões dos especialistas.

Os oncologistas responsáveis pelo estudo exibiram os resultados no Simpósio de Câncer de Mama de San Antonio, no Texas, Estados Unidos, que aconteceu no último dia 7 de dezembro. A pesquisa mostrou que a acupuntura ajudava a reduzir os níveis de dor das pacientes que fazem tratamento hormonal para o câncer de mama.

Os tratamentos que reduzem os níveis de estrogênio causam dores intensas, que muitas vezes fazem com que as mulheres não tomem os medicamentos com a frequência correta ou até mesmo abandonem o tratamento. A acupuntura poderia ser uma alternativa aos analgésicos produzidos a base de opioides, que têm causado uma verdadeira epidemia de dependência química nos Estados Unidos.

Enquanto o resultado tem causado a ira de especialistas mais céticos, outros como Rollin Gallagher, diretor de pesquisas sobre dor da Universidade da Pensilvânia e editor-chefe do jornal Pain Medicine, veem a pesquisa com bons olhos. “Essas metodologias são cuidadosas. Agora existem evidências de moderadas a boas sobre a acupuntura em testes clínicos”, disse.

Céticos acreditam em efeito placebo

Steven Novella, neurologista da Escola de Medicina da Universidade de Yale e fundador de do blog Science-Based Medicine é categórico sobre técnicas como a acupuntura. Ele diz que não existe base científica e que é como “dizer aos pacientes que magia funciona”.

Já o chefe de medicina integrada do Centro de Câncer Memorial Sloan Kettering, em Nova York, Jun Mao, critica os céticos. Ele diz que a maioria dos especialistas não nega pesquisas sobre outras áreas como terapia comportamental cognitiva, que também não possuem resultados exatos, mas fazem exceção em relação à acupuntura.

Gallagher cita estudos que mostram que a acupuntura causa mudanças neurofisiológicas em relação à dor em casos como fibromialgia e síndrome do túnel de carpo.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com