Afinal, por que os galos cantam pela manhã? Entenda

0

Se você mora na zona rural ou, ao menos, tem parentes e amigos que moram afastados da cidade, já deve ter se irritado com o fato de que os galos têm o costume de cantar bem cedinho, e em alguns casos, ainda pela madrugada. E afinal, por que os animais têm esse costume? Entenda abaixo.

Em 2013, foi publicado um estudo que revelava os possíveis motivos dos galos cantarem cedinho. No entanto, ele ainda não é considerado uma prova definitiva, mas já pode nos ajudar a entender o costume desses animais.

Cientistas da Universidade de Nagoya, no Japão, pegaram vários galos e os deixaram expostos a diversos ambientes diferentes por algumas semanas e analisaram o comportamento deles durante este período. Para melhor ainda mais a compreensão, esses locais tinham algumas modificações, como luz brilhante, som alto, entre outras coisas.

Após analisarem todos esses dados, os pesquisadores japoneses chegaram à conclusão de que os galos cantam pelos mais diversos motivos, principalmente para reagir a estímulos externos. Os cientistas notaram, por exemplo, que em ambientes com mudanças de luz, os animais cantavam, provavelmente, para mostrar que eles estavam no local e prontos para lidar com qualquer ameaça. Isso, inclusive, acontecia em qualquer horário do dia.

Por conta disso, o estudo apontou que esse era o provável motivo de os galos cantarem ao amanhecer: com o fim da noite, eles devem se sentir ameaçados e cantam como forma de se defender.

Já o motivo de alguns deles cantarem ainda no final da madrugada não ficou bem claro, mas o estudo acredita se tratar de uma forma desses animais marcarem território. O motivo é que quando vários deles estavam juntos neste tipo de ambiente, começaram a cantar no mesmo horário, talvez como forma de tomar a dianteira sobre o domínio do local.

Sim, como você deve ter notado, a explicação exata ainda parece um mistério, mas ao menos, parece ter elucidado alguns pontos. De qualquer forma, parece algo natural e instintivo dos galos e é melhor tentar não ficar tão bravo assim com eles quando cantam.



Veja também:   Netflix faz mal para a saúde das pessoas e do planeta, aponta estudo

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com