ASMR traz benefícios e possui efeitos terapêuticos, segundo estudo

1

Sons de sussurros, objetos sendo mexidos, papel amassado. Se os sons cotidianos, mas ao mesmo tempo bem específicos das técnicas de ASMR fazem você relaxar, saiba que você está mais do que certo em se sentir assim. Um estudo mostrou que a técnica tem efeitos terapêuticos.

  Pessoas que se arrepiam com música têm cérebro especial

ASMR é a sigla para Autonomous Sensory Meridian Response, ou Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, em tradução livre. O nome se refere, originalmente, a uma sensação prazerosa de formigamento na cabeça ou outras partes do corpo, que pode ser despertada por diversos meios, sendo os sons os mais comuns.

Um estudo conduzido pela Universidade de Sheffield, no Reino Unido, mostrou que além da sensação agradável, os milhares de vídeos de ASMR que existem na internet também podem ter um real efeito terapêutico.

Os cientistas da universidade realizaram testes com pessoas que afirmam sentir os tais “orgasmos cerebrais”, como são descritos os efeitos do ASMR, e também com pessoas que não se sentem afetadas pelos sons dos vídeos.

Entre os adeptos da técnica, foi detectada, além da pura e simples sensação de prazer, a diminuição dos batimentos cardíacos e aumento da condutividade da pele, o que indica um bom índice de relaxamento.

Dessa forma, os cientistas provaram que as boas sensações que as pessoas que consomem conteúdo de ASMR costumam sentir são reais e realmente benéficas. O relaxamento pode ser comparado ao resultado obtido por outras formas de terapia como música e ioga.

Mas não é para todos

Por outro lado, para aqueles que dizem não sentir nada com ASMR, os resultados realmente não foram significativos, fisicamente. Parece que os gatilhos que disparam a estranha e agradável sensação podem variar bastante de indivíduo para indivíduo.

No entanto, do ponto de vista emocional, todos os participantes do estudo afirmaram experimentar uma sensação agradável, que os deixava mais calmos e até mesmo mais sociáveis.



Discussão1 Comentário

  1. Incógnito esse teorema de pitágoras, a inconígia está aflorando cada vez mais o universo, pelo fato de ser incógnita, a luz irá reascender, enquanto eu falava isso ”dorimê”

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com