Assim como a Terra, a Via Lactea não é plana, revelam cientistas

1

É um dia triste para os “galactoplanistas”, se é que eles existem. Um estudo realizado por cientistas chineses revelou que da mesma forma que acontece com a Terra, a Via Láctea não é plana. Mas isso não quer dizer que a nossa galáxia seja esférica. Na verdade ela possui um formato torcido, diferente do disco plano que sempre se acreditou que fosse o formato real.

Segundo os autores do estudo, a Via Láctea não é plana, mas “torcida” nas pontas, de forma similar a uma letra S. A pesquisa vai ajudar a entender melhor o mapa da galáxia, principalmente em suas porções mais periféricas, difíceis de serem mensuradas com grande exatidão devido ao diâmetro da Via Láctea: 100 mil anos-luz, ou o equivalente a um quintilhão de quilômetros.

A descoberta foi feita a partir de uma classe de estrelas conhecidas como Cefeidas clássicas, que podem ser até 100 mil vezes mais brilhantes e 20 vezes maiores do que o Sol. Essas estrelas vivem poucos milhões de anos até seu combustível se acabar e devido ao brilho de duração curta, porém intensa que emitem, podem ter sua localização detectada com extrema precisão. A margem de erro é de apenas 3 a 5%, muito pequena para medidas cósmicas.

A localização das estrelas Cefeidas clássicas indicou curvaturas nas bordas da galáxia, formando uma torção em relação ao plano. Dessa forma, foi possível observar que a Via Láctea não é plana, como se achava até então.

Veja também:   Cientistas divulgam primeira imagem de um buraco negro já registrada

Característica comum

Várias outras galáxias já tinham sido observadas com essa curvatura ou torção característica em seu formato, mas não se sabia que a Via Láctea era uma delas. A nossa galáxia é sempre descrita como um disco plano em espiral, no qual o Sistema Solar está mais próximo das bordas do que do centro, dentro de um dos “braços” da espiral.

Os cientistas explicam que essa curvatura é comum devido ao torque causado pela rotação do centro da galáxia, que seria o responsável pela torção nas bordas. Os astrônomos acreditam que nesse núcleo galáctico exista um enorme buraco negro e que a galáxia gira ao redor e em direção a ele.



Discussion1 Comentário

  1. kkkkkk galactplanistas……kkkkkkkkk
    A Terra é plana, aceitando ou não.
    Acredita em Deus?
    Se disse sim, tambem acredita na TP ou mente para o espelho.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com