Asteroide interestelar Oumuamua foi enviado por aliens, dizem astrônomos

0

No ano passado, astrônomos descobriram o misterioso asteroide Oumuamua, que é o primeiro objeto interestelar descoberto no nosso sistema solar. Desde então, várias teorias sobre ele foram lançadas, mas pesquisadores acabam de lançar aquela que deve ser a mais louca e extraordinária: ele pode ter sido enviado por aliens para procurar vida em outros planetas.

Essa hipótese foi levantada por astrônomos do Harvard Smithsonian Center for Astrophysics, nos EUA, a partir de uma pesquisa feita recentemente. O motivo é o seu estranho formato de cigarro e mudanças inesperadas em sua velocidade e trajetória.

Os astrônomos acreditam que essa estranha aceleração do asteroide “invasor” pode ser fruto de algum tipo de vela movida a partir da radiação solar.

“Considerando uma origem artificial, uma possibilidade é que Oumuamua se trate de uma vela solar viajando pelo espaço interestelar, a partir de uma tecnologia avançada. Alternativamente, um cenário mais exótico é que Oumuamua se trate de uma sonda enviada intencionalmente para a Terra por uma civilização alienígena”, disseram os autores do estudo.

Outra possiblidade citada é que o asteroide também pode se tratar apenas de um pedaço de alguma nave alienígena, já que ele também não aparenta enviar qualquer tipo de sinal.

O professor Abraham Loeb, um dos responsáveis pelo estudo, lembra que de qualquer forma, a presença de Oumuamua é de grande importância, pois ele pode, enfim, tirar uma das maiores dúvidas da humanidade: estamos realmente sozinhos no universo?

Veja também:   Brasileiro cria sistema que 'traduz' pensamentos de pessoas em coma

“Encontrar evidências de lixo espacial de origem artificial pode ser uma resposta para a clássica pergunta ‘estamos sozinhos?’ Teria um grande impacto na nossa cultura e adicionaria uma nova perspectiva cósmica para a atividade humana”, disse.

“Oumuamua pode ser uma parte de tecnologia alienígena que veio explorar nosso sistema solar, da mesma forma que esperamos explorar Alfa Centauri um dia”, complementou Loeb.

O “invasor” foi descoberto no ano passado, com a ajuda de um telescópio que está no Havaí. Inicialmente, existia a especulação de se tratar de um cometa, mas suas características peculiares, como seu formato de cigarro e a falta de um “rabo” feito de gelo descartaram essa possibilidade.

Desde então, Oumuamua foi classificado, por enquanto, como asteroide, mas ainda existem algumas dúvidas sobre o que ele realmente é.

 



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com