Austrália é assolada por gigantesca praga de camundongos em fazendas

0

Não bastasse a pandemia de Covid-19, a Austrália está tendo que lidar com uma outra ameaça que assola o país: uma praga de ratos.

Os pequenos animais estão presentes aos milhares em fazendas e outras propriedades, principalmente rurais, e além de representarem um risco direto para o contato humano na transmissão de doenças, também vêm causando grandes estragos em plantações e armazenamento de alimentos.

O estrago dos camundongos está alcançando proporções preocupantes na Austrália. Há registros de ratos roendo cabos de transmissão de energia elétrica e internet, contaminando reservatórios de água potável e até mesmo mordendo pacientes em hospitais.

No entanto, o estrago maior realmente acontece nas plantações, onde os roedores estão causando milhões de dólares em prejuízo.

Veja:

Os fazendeiros australianos já vêm de meses de seca que causam prejuízos, além da pandemia, que causa problemas econômicos.

Uma solução rápida que tem sido adotada pelas autoridades da Austrália é a liberação do uso de pesticidas cada vez mais potentes, com o intuito de frear o aumento da quantidade da praga de ratos. Mas isso tem potencial para criar ainda mais problemas.

O receio geral é que os pesticidas, cada vez mais variados e potentes, acabem contaminando outros animais, plantas e o solo, fazendo com que um novo problema acabe surgindo.

Alguns répteis e outros animais acabam caçando os ratos, que existem em abundância, e podem acabar gerando uma cadeia de contaminação por pesticidas.

Fauna australiana vs. praga de ratos

Alguns especialistas afirmam que as pragas de camundongos na Austrália não são exatamente uma novidade, embora raramente cheguem a esse nível de proporção.

E para contê-las, o país conta com uma de suas armas mais poderosas: a famosa fauna australiana, composta de espécies únicas e muitas vezes perigosas.

A grande aposta para uma resolução inofensiva da praga de camundongos é que as cobras, animais carnívoros, aves de rapina e grandes lagartos comuns na Austrália acabem dando conta da quantidade absurda de camundongos que infestam o país.

O “arsenal” existe, mas o “inimigo” vem com números importantes, o que deve gerar um embate importante, no qual os australianos estão definitivamente torcendo pelos predadores.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com