Nova tecnologia promete bloquear sons externos com janelas abertas

0

Quem mora em ruas muito movimentadas, sabe do dilema de abrir ou fechar a janela para melhorar o barulho. Uma nova tecnologia promete acabar com isso.

O dispositivo tem a capacidade de bloquear sons externos sem ter que fechar completamente a janela. Essa pode ser a solução ideal para noites de calor barulhentas, mas tudo ainda está em estudo e deve demorar para chegar ao mercado.

A tecnologia surgiu na Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, e pode ser comparada ao um fone de última geração, porém maior e mais inteligente.

São colocados na janela vários dispositivos com microfone e caixas de com, o que pode confundir ainda mais a situação. No entanto, tudo funciona por meio da chamada interferência destrutiva.

O fenômeno acontece quando os microfones captam os sons que vêm de fora e registra a frequência desses sons no dispositivo.

Um sistema comandado por inteligência artificial então faz o trabalho de analisar essa frequência e descobrir qual é a exatamente oposta, que passa a ser emitida então pelas caixas de som. Isso gera a interferência destrutiva, anulando quase totalmente o barulho.

A ideia é que as ondas sonoras vindas do barulho de fora e o som emitido pelas caixas vibrem na mesma frequência. Ao se encontrarem no espaço, um anula o outro, resultando em um silêncio provocado e em um ambiente fresco, com as janelas abertas.

Não é tão simples

Infelizmente, a tecnologia não é tão simples assim para que possa começar a ser usada em qualquer lugar.

Os cientistas de Singapura notaram que o sistema só é eficiente em frequências entre 300 e 1000 Hertz, o que caracteriza o barulho comum, mas não sons esporádicos e mais baixos, porém tão incômodos quanto.

Há também um problema com a interferência destrutiva em si. Ela só funciona reduzindo o ruído em cerca de 10% do total, o que equivale a uma janela fechada mesmo.

Ao menos por enquanto, vale a pena economizar e torcer para não ter vizinhos barulhentos.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com