Bocejo: por que tão contagiante e por que isso importa?

1

Mesmo quando não estamos cansados, todo mundo sabe que o bocejo é algo extremamente contagiante. Impossível de segurar, você sempre boceja se também vir alguém bocejando. Duvida? Veja o vídeo abaixo e tente não bocejar ao menos uma única vez!

Por que bocejamos ao vermos outra pessoa o fazendo? Pesquisadores da Universidade de Nottingham publicaram uma pesquisa recente que sugere que a propensão humana ao bocejo contagiante é engatilhada automaticamente por reflexos primitivos do Córtex Motor Primário – uma área do cérebro responsável por nossas funções motoras.

As últimas descobertas apontaram que nossas habilidades para resistir a um bocejo quando alguém por perto está bocejando são limitadas. Ainda, nosso impulso para bocejar é potencializado se somos desafiados a não bocejar!

Não importa o quanto a gente se esforce para reprimir um bocejo, isso pode modificar a forma como bocejamos mas nunca nossa tendência a bocejar. Importante: os pesquisadores descobriram que o impulso do bocejo contagioso é individual a cada pessoa.

Para a realização da pesquisa, os estudiosos usaram a técnica da Estimulação Magnética Transcraniana (EMT). Eles recrutaram 36 adultos para participar do estudo. Os voluntários assistiram vídeos que mostravam alguém bocejando e eram instruídos a resistir ao bocejo ou se permitirem bocejar.

Toda a ação dos participantes foi gravada em vídeo e seus bocejos ou reprimendas foram contabilizados. Também, a intensidade percebida dos impulsos para bocejar foi gravada. Usando estimulação elétrica, eles também eram capazes de aumentar seus impulsos por bocejar.

  O futuro chegou: pulseira transforma sua mão em telefone

O objetivo principal da pesquisa não era responder a curiosidade sobre os bocejos. O que os pesquisadores procuram, na verdade, são formas de tratar transtornos neuropsiquiátricos como a Síndrome de Tourette, a epilepsia ou o autismo.



Discussão1 Comentário

  1. Isso tá errado! Eu bocejo mesmo sem olhar outra pessoa bocejando e essa pessoa está bocejando sem ter olhado para mim. Isso é super comum. A verdade é que eu nunca responderam essa questão. É sempre com essa desculpa de “contagia por que vemos os outros bocejando”.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com