Boneco vodu do chefe pode ajudar a resolver relacionamentos no trabalho

0

Muita gente tem um relacionamento ruim com seu chefe ou encarregado no trabalho. Se você já pensou em fazer um boneco vodu do seu gerente, a notícia é boa: isso pode até melhorar o relacionamento entre vocês.

Pesquisadores da Universidade Wilfrid Laurier, no Canadá, descobriram que uma retaliação simbólica pode fazer com que os subordinados melhorem seu relacionamento com os chefes, acatando as ordens com menos stress e mais resiliência.

Em entrevista ao site The Telegraph, a psicóloga Lindie Hanyu Lian, principal autora do estudo, explicou como o método funciona. “Por mais estranho que pareça, descobrimos que um simples e inofensivo ato de retaliação pode fazer com que as pessoas sintam que estão ‘quites’ e pode trazer de volta a sensação de justiça”, disse.

Um teste foi feito com voluntários que deveriam relembrar momentos de hostilidade que tiveram com seus gerentes e encarregados. Após relembrarem, ganharam um boneco, que representava o chefe, com o qual poderiam fazer o que quisessem, como colocar fogo, usar alicates e agulhas.

Vingança de brincadeira

Após a sessão de tortura com o pobre boneco, os participantes afirmaram que se sentiam menos injustiçados do que outros participantes que não puderam descontar nos bonecos. Lian explica que o resultado não se deve ao boneco, mas sim ao ato. “Pode não ser exatamente o boneco. Teoricamente, qualquer coisa que serve como ato de retaliação simbólico, como jogar dardos na foto do seu chefe, pode ajudar”, afirmou.

Veja também:   Furacão Florence chega aos EUA e deixa mais de 400 mil casas sem energia; vídeos

Algumas pessoas podem questionar o método da retaliação simbólica, dizendo que mesmo não causando danos reais, poderia ser moralmente errado. A equipe responsável pela pesquisa discorda veementemente.

Os cientistas acreditam que a técnica representa uma alternativa a uma possível retaliação real, essa sim, prejudicial para as duas partes. O boneco vodu seria apenas uma forma de extravasar sentimentos ruins que acaba ajudando o relacionamento real entre as duas partes.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com