Cães podem se lembrar das ações dos donos e até sonhar com eles

0

Que cães são os melhores amigos dos seres humanos, disso já não temos dúvidas. Mas sempre existiram duas perguntas que nós sempre fizemos sobre o animal: será que eles conseguem se lembrar das coisas com facilidade? Será que eles conseguem pensar em nós e até mesmo sonhar conosco?

Você pode conferir abaixo as respostas para esses dois questionamentos. Veja:

Memória profunda

cao cachorro inteligente

Um estudo publicado recentemente na revista Current Biology garante: a capacidade dos cães se lembrarem das coisas é muito maior do que imaginávamos. A pesquisa mostra que eles conseguem guardar o que as pessoas fizeram em um passado recente.

Veja também:   Top 10: as raças de cachorro mais inteligentes

A esta recordação se dá o nome de memória episódica, que é a capacidade de viajar mentalmente no tempo e lembrar os detalhes de algum evento. Ela nunca havia sido vista nos cães até então.

O estudo foi realizado com 17 cães, e foi utilizado o método Do As I Do (Faça como eu faço, em tradução literal), uma técnica que permite que eles respondam com seu comportamento se lembrarem de certos eventos. No caso, os animais foram treinados para imitar algum comportamento humano, como pular, ao escutarem o comando de “faça”.

Prazo

cachorro-campo

Claudia Fugazza, pesquisadora responsável pela pesquisa, garante que com este método os cães puderam imitar as ações de seus donos mesmo após um intervalo de 24 horas. “Dar aos cães o comando ‘faça’ depois de um tempo é de certa forma semelhante a perguntar a eles: ‘você se lembra do que seu dono fez?’”, disse Fugazza.

Veja também:   As 10 raças de cachorro mais populares no Brasil

A escolha desta técnica também foi fundamental para mostrar que os cães podem ir além da imitação de uma ação: eles podem inesperadamente se lembrar de uma ação no passado.

Ainda segundo o artigo, o resultado mostra que esta é a primeira evidência de memória episódica em uma espécie não humana – até então, ela só foi vista em nós, humanos, e nos primatas – e o primeiro relato deste tipo em cães. Fugazza também acredita que um estudo mais aprofundado deveria ser feito para encontrar este tipo de memória em outros animais.

Os cães sonham com você

00-cao-cachorro

Que os cachorros sonham, disso nós sabemos. Basta ver suas reações durante o sono. E a psicóloga Deirdre Barrett, da Escola Médica de Harvard afirma que o animal pode sonhar com o dono e outros humanos.

Veja também:   Cães distinguem palavras e entonações na mesma área do cérebro humano

“Humanos sonham sobre as coisas que lhes interessam no cotidiano, apesar de mais visuais e menos lógicas. Não há razão para pensar que os animais são diferentes. A partir do ponto em que os cães são extremamente ligados a seus donos humanos, é provável que seu cachorro esteja sonhando com a sua cara, seu cheiro, e te alegrar ou te provocar”, disse Barrett.

Texto por Augusto Ikeda, edição por Igor Miranda



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com