Próxima pandemia pode ter origem nos camelos; entenda

0

O vírus da pandemia de Covid-19 surgiu em animais antes de entrar em contato com humanos e, por isso, cientistas estão de olho nos camelos.

  • Assista futebol ao vivo no Prime Video adicionando o Premiere à sua assinatura! Teste grátis por 7 dias e totalmente sem compromisso, cancele quando quiser. Clica aqui!

É nos inofensivos animais associados aos desertos e locais áridos que pode surgir o próximo vírus a causar um estrago na humanidade, assim como o novo coronavírus tem feito nos últimos dois anos, vindo possivelmente de morcegos.

Os camelos são hospedeiros conhecidos, desde 2012, no mínimo, de um outro tipo de coronavírus que tem potencial para ser até 10 vezes mais letal do que a Covid-19.

Mais de 1700 casos dessa doença já foram identificados na última década, e essa é a principal, mas não a única preocupação dos cientistas que tentam prever pandemias e epidemias.

O problema com os camelos não é exatamente o tipo de microrganismos que eles carregam, mas a proximidade com que vivem com os humanos em alguns locais do mundo.

Sociedades inteiras dependem de camelos para transporte e sobrevivência, tendo um contato muito estreito com esses animais, que são em sua maioria muito calmos e dóceis.

No entanto, a chamada síndrome respiratória do Oriente Médio é um problema real, que já teve surtos controlados em humanos.

Porém, se o vírus ganhar mutações, o que é bem provável nessa interação entre humanos e camelos, as coisas podem sair do controle, assim como aconteceu com a Covid-19. Estudos e monitoramento estão sendo feitos nesse momento para evitar uma nova tragédia.

Outro problema dos camelos

Além do cuidado que os camelos inspiram no momento, em relação a essa possível nova infecção, os animais também estão trazendo outro problema para os pesquisadores.

Normalmente, eles são dóceis e tranquilos, mas isso muda quando tentam coletar sangue ou fazer testes  pelas narinas deles.

Os cientistas estão tendo que desenvolver técnicas para conseguir se aproximar dos camelos sem serem alvos de coices, cusparadas, mordidas e até jatos de urina.

Os animais se mostram sempre bastante resistentes ao cotonete coletor enfiado pelas narinas, bem como a agulha para coleta de sangue.



  • Assista futebol ao vivo no Prime Video adicionando o Premiere à sua assinatura! Teste grátis por 7 dias e totalmente sem compromisso, cancele quando quiser. Clica aqui!
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com