Fazer carinho em seus animais é poderoso remédio contra o estresse

0

Que todo mundo adora curtir um momento de carinho com seus animais de estimação, não é novidade nenhuma, mas sabia que isso pode trazer alguns benefícios para a sua saúde – e a ciência, inclusive, pode provar?

Cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, descobriram que apenas 10 minutinhos de interação com um cachorro ou gato já é suficiente para diminuir os níveis de estresse de uma pessoa.

Patricia Pendry, coautora da pesquisa, explicou as motivações do estudo: “Nós já sabíamos que os alunos gostam de interagir com os animais e que isso os ajuda a experimentar emoções mais positivas. O que queríamos aprender era se essa exposição ajudaria os alunos a reduzir o estresse de uma maneira menos subjetiva. E foi isso, o que é empolgante porque a redução dos hormônios do estresse pode, ao longo do tempo, ter benefícios significativos para a saúde física e mental”.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores contaram com o apoio de 249 anos da faculdade e eles foram divididos em quatro grupos. A primeira análise demonstrou queda dos níveis de cortisol — principal hormônio ligado ao estresse. As medições foram feitas em uma intervenção real, fora de laboratório.

Nesse momento, a equipe de pesquisadores está conduzindo o impacto de um programa de prevenção ao estresse que dura quatro semanas com a companhia dos animais. Os resultados preliminares estão sendo muito positivos e os cientistas pretendem publicar um artigo até o final deste ano.

Veja também:   Apollo 11: há 50 anos, começava a missão que levaria o homem à Lua



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com