Cidade no oriente médio pode ter sido destruída por explosão cósmica

0

Cientistas encontraram evidências de que uma cidade no oriente médio foi destruída por uma explosão cósmica há 3700 anos. O local pode ter sido atingido por um cometa ou meteoro é uma forte candidata a ser a cidade de Sodoma citada na Bíblia, que nunca foi encontrada pelos arqueólogos. A explosão de um corpo celeste atingindo a cidade bate com as descrições da ira divina que caiu sobre a cidade, conhecida por ser um local de pecados.

O local fica ao norte do Mar Morto, em uma região conhecida como Middle Ghor, e a explosão parece ter sido algo de proporções gigantescas, de acordo com o estudo publicado. “A explosão devastou em um instante cerca de 500 km2 ao norte do Mar Morto, não apenas eliminando 100% das cidades e vilas, mas também retirando os solos agrícolas dos campos outrora férteis e cobrindo o leste de Middle Ghor com uma salmoura superaquecida de sais de anidrido do Mar Morto empurrados para a paisagem pelas ondas de choque do evento”, diz o texto.

Entre as evidências encontradas estão peças de cerâmica cuja superfície foi transformada em vidro pelo calor da explosão, que parece ter sido rápida, mas que provocou temperaturas superiores a 4 mil graus. Foram encontradas também fundações de pedra das casas cujos tijolos devem ter desaparecido quase de forma instantânea. O local demorou cerca de 600 anos para se recuperar totalmente da explosão, com o solo livre de qualquer contaminação.

Veja também:   Foguetes falham e forçam cápsula Soyuz a fazer pouso de emergência

Sodoma e a ira divina

Os pesquisadores acreditam que o meteoro ou cometa explodiu pouco antes de tocar o solo, devido ao fato de que a destruição foi intensa, porém concentrada em um raio de 500 quilômetros. O evento está sendo comparado à explosão de Tunguska, na Rússia, ocorrida em 1908.

Estima-se que a explosão cósmica tenha matado 40 e 65 mil pessoas que viviam na região, que hoje fica no território da Jordânia. A cidade de Tall el-Hammam, maior da região, é uma das candidatas a ser a bíblica Sodoma, citada na Bíblia como uma cidade cheia de pecados que teria sido destruída por Deus.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com