Cientistas afirmam ter encontrado causa do Alzheimer e como combatê-la

0

Um grupo de cientistas afirma que descobriu uma possível origem do Mal de Alzheimer e ela tem ligação com doenças da gengiva, por mais estranho que possa parecer. Muitas pessoas sofrem com problemas bucais, o que pode ser um sinal de alerta para o Alzheimer, mas por outro lado, isso tornaria a situação menos preocupante e mais fácil de ser resolvida, além de abrir uma pequena possibilidade de até mesmo reverter a doença.

O novo estudo foi realizado pela empresa farmacêutica americana Cortexyme, com base em estudos anteriores sobre a bactéria P. gingivalis, causadora de gengivite crônica. A bactéria tem sido encontrada no cérebro de pessoas portadoras de Alzheimer e foi observado que ela incha certas regiões do cérebro onde a doença age. Testes com roedores mostraram ainda que a bactéria aumenta os sintomas da demência nesses animais.

A pesquisa da Cortexyme conseguiu isolar as enzimas que essas bactérias usam para se alimentar de tecido humano. Essas enzimas foram encontradas no cérebro e na medula espinhal de pessoas com Alzheimer. Novamente usando roedores para o teste, os cientistas conseguiram anular essas enzimas através de moléculas sintéticas produzidas especificamente para esse fim.

O resultado não só foi satisfatório na diminuição das taxas de infecção e aumento dos sintomas, como também mostrou que é possível reverter danos neurais já causados pela bactéria e pelo Alzheimer.

Mais perto da solução

A Cortexyme vem testando regularmente suas moléculas sintéticas que bloqueiam as enzimas da bactéria P. gingivalis e os resultados até agora vem sendo positivos. Ainda esse ano, a empresa deve testar a eficácia do medicamento em pacientes que possuem a bactéria na medula espinhal, atacando o Alzheimer diretamente.

Veja também:   Você sabe quais são as 7 maravilhas do mundo antigo? Conheça

Uma vacina contra a bactéria está em desenvolvimento por uma outra equipe de cientistas na Austrália. Caso funcione, poderá diminuir bastante a taxa de mortalidade da doença, que responde por 70% das mortes causadas por todos os tipos de demência. Todas as medicações servirão ainda para tratar as doenças da gengiva provocadas pela mesma bactéria.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com