Cientistas criam robôs que transpiram ao fazer exercícios físicos

0

Cientistas da Universidade de Tóquio, no Japão, criaram dois robôs, chamados Kenshiro e Kengoro. Eles foram criados para estudos de anatomia humana e possuem uma particularidade: ao realizar exercícios, os robôs transpiram.

Esses robôs possuem movimentos muito similares aos humanos. Tal nível de similaridade de movimentos nunca foi alcançada antes e isso permite que eles seja usados para estudos de anatomia humana, envolvendo articulações, ossos, músculos e coluna vertebral.

A transpiração, assim como no corpo humano, tem a função de resfriar o sistema. As articulações robóticas costumam superaquecer quando eles se movimentam muito, replicando exercícios físicos. Para resfriar as conexões de metal, foram colocados pequenos buracos nos esqueletos, que esguicham vapor frio, que ajuda a resfriar as peças superaquecidas.

Eles podem realizar flexões, abdominais, alongamentos e vários tipos de exercício físico com uma precisão de movimentos bem próxima da humana. Os cientistas pretendem expandir o campo de estudo desses robôs, tornando seus movimentos ainda mais naturais.

Veja um vídeo que mostra Kengoro em ação:

Segurança e Inteligência Artificial

Os pesquisadores da Universidade de Tóquio afirmam que as experiências com Kenshiro e Kengoro poderão melhorar os testes de impacto, como os de veículos, já que os movimentos mais próximos dos humanos permitiriam que os testes obtivessem resultados mais precisos, em relação aos bonecos simples que são usados atualmente.

Em um futuro próximo, é possível que robôs como esses sejam mandados para missões de busca e resgate em locais perigosos, não precisando, dessa forma, colocar em risco a vida de profissionais para executar salvamentos.

Uma outra possibilidade seria unir os robôs com movimentos humanos com inteligências artificiais quase humanas, como a robô Sophia, da Hanson Robotics. A produção de robôs com inteligência artificial idêntica a dos humanos ainda está longe de ser alcançada, mas é uma possibilidade real que afetaria a sociedade humana de forma nunca antes vista.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com