Cientistas divulgam primeira imagem de um buraco negro já registrada

0

Pela primeira vez na história, cientistas conseguiram registrar uma foto de um buraco negro. O objeto fica a cerca de 50 milhões de anos-luz da Terra e é descrito como nada menos do que “monstruoso”. A imagem é fruto de anos de dados coletados por diversos telescópios localizados por todo o mundo, que apontaram suas lentes para a distante galáxia M87.

A divulgação da imagem foi feita pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos em parceria com o projeto ‘Event Horizon Telescope’ (EHT) simultaneamente nas cidades de Washington, Bruxelas, Santiago, Xangai, Taipé e Tóquio. Na foto, podemos ver, ainda que sem muita definição, a matéria sendo sugada pelo buraco negro, que fica tão quente quando se aproxima do centro do disco, que emite luz.

Confira a foto:

buraco negro primeira foto

A imagem do buraco negro foi feita através dos telescópios do projeto EHT, que estão espalhados por todo o mundo. Eles foram posicionados de forma a gerar o que os cientistas chamam de interferometria, algo que possibilitaria que um jornal aberto em Paris pudesse ser lido de Nova York, em um exemplo usado pelos pesquisadores.

São 8 observatórios localizados ao redor do mundo que criam a simulação de um só grande telescópio que teria o tamanho do planeta Terra inteiro. O astrofísico Paul McNamara, da Agência Espacial Europeia, descreveu a imagem como uma “façanha técnica excepcional”.

O monstro

O buraco negro da imagem fica localizado na galáxia M87 e fica a 50 milhões de anos luz da Terra. Ele é 3 milhões de vezes maior do que o nosso planeta, superando até mesmo o tamanho do Sistema Solar com seus 40 bilhões de quilômetros de diâmetro. A foto também confirma diversas teorias desenvolvidas nos últimos anos sobre o comportamento de objetos como esse.

Veja também:   Afinal, o nazismo era de esquerda ou de direita? Entenda

Ao seu redor, gira a matéria sendo absorvida por ele, como água escorrendo para um ralo. Conforme se aproxima do centro do buraco negro, ela fica quente e é formada basicamente por gases. As partes mais claras indicam as temperaturas mais altas.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com