Cientistas dizem ter diminuído objeto até a escala nano

0

Uma equipe de pesquisadores da famosa universidade MIT, nos Estados Unidos, acaba de informar que conseguiu reduzir um objeto até a escala nano, uma das menores que existem dentro das unidades de medida. O estudo foi publicado nos últimos dias na renomada revista Science e usou um material que você encontra facilmente em farmácias e supermercados especialmente se você tem um filho bebê.

Os pesquisadores responsáveis pelo experimento o chamaram de “implosion fabrication” (algo como “implosão fabricada”) e garantem que ele é rápido e barato. Para realizá-lo, pegaram o polímero poliacrilato de sódio, normalmente encontrado nas fraldas de bebês por sua alta capacidade de absorver água. O primeiro passo desse processo foi colocar um pedaço do composto em uma solução líquida para inchar.

Depois, a equipe usou um laser para ligar o poliacrilato a moléculas de fluoresceína, já que esse composto funciona como um ponto de âncora que consegue se ligar a qualquer material que pode ser reduzido até a escala nano.

Em seguida, os cientistas desidrataram o poliacrilato com a ajuda de um ácido. Esse processo fez com que o material diminuísse drasticamente de tamanho, chegando até mesmo à escala nano, que só pode ser observada com o auxílio de um microscópio.

De acordo com os pesquisadores do MIT, o aspecto mais animador desse processo é a sua acessibilidade e praticidade, pois muitos laboratórios por aí já possuem os equipamentos e materiais necessários para conseguir reduzir objetos até a escala nano de unidade.

Além disso, os cientistas acreditam que esse processo pode ter vários usos em potencial, especialmente para os campos de ótica e robótica. Mas que no fundo, também não veem limites para as possíveis aplicações desse processo no futuro.

“Existem várias coisas que você pode fazer com isso. Democratizar a nanofabricação pode abrir fronteiras que ainda não podemos imaginar”, revelou o pesquisador Edward Boyden.



Veja também:   O que aconteceria se um asteroide caísse na Terra?

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com