Por que cientistas querem que você não compre um celular novo

1

É muito comum o nosso desejo de querer um celular novo com certa frequência. Afinal, sempre queremos estar atualizado com o que há de melhor da tecnologia. Mas se depender de muitos cientistas por aí, eles fariam o possível para frear esse nosso desejo e por um bom motivo.

2019 já foi declarado, dentro da química, o ano da tabela periódica, justamente por marcar o aniversário de 150 anos da tabela periódica criada por Dmitri Mendeleev, que continua em vigor até hoje.

Cientistas da Universisity of St. Andrews, na Escócia, e a Sociedade Química Europeia lembram que muitas das coisas do planeta são feitas pelos 90 elementos que existem de forma natural no planeta. Um celular novo costuma utilizar um terço deles, ou seja, 30.

No entanto, o alerta dos cientistas é que desses 30 elementos, 17 deles podem sumir em breve por conta do seu uso exagerado, seja pela quantidade baixa deles, sua localização em áreas de conflito ou nossa incapacidade de reciclá-los, o que explica esse desejo de que você não compre um celular novo.

“Existe uma quantidade finita deles e estamos usando alguns deles tão rápido que eles devem se dissipar do planeta em menos de 100 anos”, lembrou o cientista David Cole-Hamilton.

Os cientistas chegam a formular uma tabela periódica que reflete essa questão. Confira abaixo.

Periodic Table - colourblind colours - ppt PDF_nosponsor

Os elementos que estão em verde são abundantes e não é preciso se preocupar. Já os que estão em amarelo estão disponíveis já de forma limitada. Por fim, os elementos em laranja possuem um sério risco de desaparecer em menos de 100 anos, muito por conta do nosso desejo de ter um celular novo.

Na maior parte dos casos, esses elementos que já viraram motivo de preocupação estão sumindo justamente pela ação humana, com a exceção do hélio, que é tão leve que passa pela atmosfera da Terra e se perde no espaço.

As maiores preocupações dos cientistas são com relação ao índio, usado em televisores e que pode desaparecer em 50 anos e se tornar muito caro; o fósforo, muito usado em fertilizantes, alimentos, cosméticos e fungicidas; e o lítio, comum em baterias.



Veja também:   Acordar cedo faz bem à saúde? Confira evidências científicas

Discussion1 Comentário

  1. Tudo vai acabar, o ser humano depois da revolução industrial se tornou um zumbi. Ou um completo idiota que não percebe o que está acontecendo em sua volta.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com