Cientistas observam efeitos de uma possível quarta dimensão do espaço

0

Duas equipes de cientistas, uma na Europa, outra nos Estados Unidos, conseguiram observar o efeito de uma possível quarta dimensão espacial. Essa dimensão desconhecida poderia ser explicada pelo chamado Efeito Hall Quântico.

A equipe europeia foi formada por cientistas da Alemanha, Itália, Reino Unido e Suiça, enquanto a equipe americana contou com cientistas dos Estados Unidos, Israel e também da Suiça. Ambos os estudos foram publicados na revista Nature.

As pesquisas conseguiram perceber efeitos da possível quarta dimensão em dimensões mais baixas, e não vislumbrar a quarta dimensão propriamente dita. Através dos cálculos do Efeito Hall Quântico, assunto responsável pelo Prêmio Nobel de Física de 2016, os cientistas conseguiram obter o equivalente a uma “sombra” de um objeto na quarta dimensão, projetada na terceira dimensão.

O time de cientistas da Europa realizou testes com átomos com temperatura próxima do zero absoluto, que sofreram excitação através de raios laser. O movimento dos átomos comprovou os cálculos do Efeito Hall Quântico, sendo portanto, possível, a existência de uma quarta dimensão no universo. O time americano obteve exatamente os mesmos resultados, realizando testes com feixes de luz incidindo sobre blocos de vidro.

Por enquanto, só em teoria

Mesmo com os resultados dos experimentos, o fato de não podermos acessar a quarta dimensão fisicamente, faz com que o assunto ainda seja muito teórico. Espera-se que novas descobertas relacionadas à física quântica possam clarear mais nosso conhecimento do universo, que, como indicam os estudos, parece ser bem menor do que se imaginava há alguns anos.

Veja também:   Por que o nosso cérebro possui várias dobras? A ciência explica

Os cientistas comparam a nossa relação com a quarta dimensão à diferença de um jogo em 2D para um 3D. Em um jogo 2D não existe a profundidade dos objetos, enquanto no 3D ela é perceptível. Da mesma forma, um mundo em 4D estaria presente no universo, mas como estamos “presos” em 3D, não percebemos essa dimensão.

Novos estudos devem ser realizados, baseados nas novas evidências da existência de uma realidade em 4D no universo.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com