Comer carne humana faz mal para a saúde?

0

A carne humana tornou-se, praticamente, um elemento da cultura pop. Não é raro ver filmes e séries com zumbis que se alimentam dos corpos de pessoas.

Há, ainda, casos reais de canibalismo em toda a nossa história. Seja em situações culturais, entre tribos indígenas, ou como parte de crimes, já em nossa sociedade.

Mas, afinal, comer carne humana faz mal? O que já se sabe sobre a matéria do nosso corpo?

Kuru

Já não há tantas tribos indígenas que consomem carne humana. A Korowai, de Papua-Nova Guiné, é a última de canibais conhecida em todo o mundo.

Membros de muitas tribos que praticavam o canibalismo como ritual começaram a morrer em massa. O motivo era uma doença chamada kuru – uma espécie de equivalente à doença da vaca louca, só que com a carne humana.

A kuru, chamada originalmente de Doença de Creutzfeldt-Jakob, afeta o cérebro e o sistema nervoso caso a carne humana esteja infectada com uma proteína chamada de prião. O mal causa deterioração do cérebro, perda do controle motor e, eventualmente, a morte.

Outros problemas

Mesmo se você não morrer de uma doença vinda do prião, o consumo em massa da anatomia humana não faz bem para o corpo. Há outros problemas que podem ser desencadeados desta prática.

Uma autópsia realizada em Tarrate, um famoso canibal francês do século 18, após a sua morte, constatou que seu corpo estava cheio de pus. Além disso, úlceras, estômago, fígado e vesícula estavam anormalmente grandes.

  Dois copos de cerveja são melhores para curar dor que Paracetamol

E se fosse a única opção?

Vamos supor que a população mundial cresça de forma que a demanda existente de carnes bovina, suína e de aves não seja suficiente. Acontece desta forma em alguns filmes de zumbis.

Caso você realmente precisasse comer carne humana, o cérebro e os músculos seriam, provavelmente, a melhor aposta. Quem diz isto é o nutricionista Dr. Jim Stoppani, de Yale.

Os músculos ofereceriam proteína e o cérebro iria fornecer energia de queima lenta, já que é rico em gordura e glicose. No entanto, a massa encefálica apresenta um risco adicional, uma vez que é a parte do corpo com a maior concentração de prião, que dá origem à doença kuru.

Órgãos como fígado e rins estão cheios de resíduos de alimentos, uma vez que trabalham com a filtragem no corpo. Seria melhor evitar.

Os olhos contêm uma solução ácida capaz de adoecer seres humanos. Já os dedos das mãos e pés estão cheios de cartilagem não digeridas pelo corpo. O pênis, por sua vez, é esponjoso e têm pouco valor nutritivo.

No fim das contas, não vale a pena comer carne humana. Melhor deixar para lá.

Este texto foi feito originalmente por Peter Jordan para o canal Acredite ou Não, no YouTube. Edição textual e adaptação por Igor Miranda. Veja a versão em vídeo:



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com