Cometa Neowise estará visível no Brasil a partir de hoje; saiba como vê-lo

1

Do dia 23 até o dia 30 de julho, o cometa Neowise estará visível no Brasil. E vale a pena ficar atento, pois quem perder, só poderá vê-lo de novo daqui a 6800 anos.

Quando passou pelo hemisfério norte, o cometa rendeu algumas belas imagens e é esperado que o espetáculo se repita também por aqui. Há quem já tenha feito alguns registros, ainda que não tão bons, no dia 19 de julho.

O cometa deve passar primeiro pelas regiões norte e nordeste do país, descendo em direção ao sudeste e sul ao longo desses dias.

O dia 23, em especial, marca a menor distância que ele estará da Terra, mas isso não significa que é o melhor dia para observá-lo. Isso porque ele também estará em sua maior distância do Sol, logo, com menos luz.

O melhor horário para ver o Neowise é por volta das 18h30, ou logo após o pôr-do-Sol. Ele estará no céu durante o dia, mas a claridade do céu impede que ele seja visto.

Já durante a noite, ele deve sumir por trás do horizonte, logo, é preciso aproveitar esse rápido intervalo sem luz e antes que ele se ponha.

O astro poderá ser visto a olho nu em algumas regiões, dependendo também do clima. Como sempre, as grandes cidades vão acabar saindo no prejuízo, já que sua iluminação torna difícil a observação de luzes no céu.

Novidade no céu

O cometa, cujo nome oficial é C/2020 F3, foi descoberto há bem pouco tempo, mais precisamente em 27 de março de 2020. Neowise é o nome do telescópio que o observou pela primeira vez e acabou virando seu apelido extraoficial.

Na escala de magnitude de luz, que vai de 6 a 1, do mais opaco para o mais brilhante, ele deve variar entre 6 e 4, mas mesmo assim, será bem perceptível.

A próxima passagem do cometa Neowise por essas bandas do Sistema Solar vai demorar bastante. Quem não conseguir visualizá-lo neste mês de julho, terá que esperar 6800 anos para vê-lo.

Esse é o tempo que o objeto demora para dar uma volta em torno do Sol e aparecer novamente por aqui.



Discussão1 Comentário

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com