Como era Marte antes do planeta se transformar em um deserto?

0

Antes de ser um deserto vermelho, Marte era um planeta muito diferente do que as imagens da sonda Curiosity mostram. Será que ele era parecido com a Terra? Incialmente a Nasa acreditava que sim, chegando a produzir simulações de um clima ameno, muito próximo de algumas regiões do nosso planeta. Acontece que hoje se sabe que as coisas nunca foram muito fáceis para o nosso vizinho.

Os primeiros estudos sobre o clima do planeta vermelho indicavam que há cerca de 4 bilhões de anos, Marte era um lugar bem mais quente do que hoje, contando com água em abundância, mares, lagos e um clima que poderia até mesmo ser capaz de abrigar vida. Segundo esses dados iniciais, as coisas teriam mudado quando planeta perdeu seu campo magnético, algo que também causaria um estrago e tanto aqui na Terra.

Uma pesquisa realizada na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que o modelo de clima marciano que mais se encaixa com o que se pode perceber daquela época é o de um planeta frio, com temperaturas médias de 48 graus negativos. Marte teria sido, portanto, um mundo coberto de gelo e principalmente, sempre foi um lugar inóspito, com poucas chances de abrigar algum tipo de vida.

Longe do Sol

Se hoje Marte recebe apenas 43% da energia solar recebida na Terra, isso era ainda pior há cerca de 3 bilhões de anos atrás, quando o planeta recebia 25% menos do que recebe hoje. Se a paisagem desértica e vermelha passa a impressão de um lugar quente, a verdade é exatamente o oposto, com as temperaturas por lá sendo bem baixas.

Veja também:   Apollo 11: há 50 anos, começava a missão que levaria o homem à Lua

O que aconteceu foi que os polos marcianos acabaram mudando de lugar. Eles ficam virados diretamente para o Sol, o que fez com que o gelo acumulado nos polos derretesse e fosse em direção ao equador. São exatamente essas marcas da migração do gelo derretido que nós vemos hoje, sendo vestígios de enormes rios e corpos d’água gigantescos no planeta vermelho.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com